Primeiro computador quântico para fins educacionais chega ao Brasil

O modelo foi trazido ao SENAI São Paulo, para a unidade de São Caetano do Sul, em agosto de 2023

 

A Dobslit, startup pioneira em Computação Quântica no Brasil, associada ao programa Membership do SUPERA Parque, e sua parceira chinesa Spinq, trouxeram o primeiro computador quântico ao Brasil. O modelo educacional é baseado na tecnologia RMN (ressonância magnética nuclear), possui 3 qubits (bit quântico) e está instalado no SENAI São Paulo, na escola de São Caetano do Sul.

O computador quântico é capaz de lidar com um volume maior de dados e processá-los com maior rapidez. A tecnologia pode contribuir para o avanço em áreas como Cibersegurança, Inteligência Artificial, logística, entre outros.

“Ao fazer isto, o SENAI-SP se torna a primeira instituição de ensino no Brasil a ter um computador quântico focado em educação e formação de pessoal. Tal como a iniciativa americana e europeia, o foco do SENAI-SP é a formação de base para a demanda nascente por profissionais versados em tecnologias quânticas”, destaca Rogerio Ruivo, CEO da startup.

Mauricio Bonabitacola, diretor da unidade SENAI de TI em São Caetano, afirma que “agora com um computador quântico educacional, podemos despertar nos nossos estudantes um novo paradigma, para que esses novos profissionais comecem o quanto antes a desbravar essa nova tecnologia, que de acordo com o relatório da MarketsandMarkets, estima que o mercado global de computação quântica cresça próximo de US$ 4,3 bilhões em 2028.”

Ao redor do mundo, países e empresas têm investido massivamente para obter o pioneirismo na captura de valor desta tecnologia emergente. Estima-se que o tema chegue ao investimento global de USD 38,6 Bi, em 2023. Apesar de atrasado, o Brasil finalmente iniciou movimentações no tema com ações do governo, pequenas e grandes empresas.

Assista o vídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=9o11mBaaQZw

 

Membership

O Membership é um programa de associação do SUPERA Parque para empresas, startups e empreendedores iniciantes. Os associados Membership têm acesso a diversas ferramentas e benefícios para fortalecer e alavancar seus projetos, aperfeiçoando e enriquecendo ainda mais seus portfólios.

A partir de orientações de como começar a sua jornada como um empreendedor, até mentorias e serviços que ajudem na consolidação da sua empresa, o SUPERA Parque abre as portas para diferentes empresas se associarem a ele e fazer parte de toda sua rede empreendedora.

 

SUPERA Parque

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.

Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]