Após cumprir todo o ciclo do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Lychnoflora abre as portas da sua planta de pesquisa e desenvolvimento; Parque abriu nova concorrência para interessados em lotes do Condomínio da Inovação
A Lychnoflora – empresa de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de química orgânica e analítica – inaugurou, na última sexta-feira (15), a sua sede própria, que fica dentro do Condomínio de Inovação do SUPERA Parque, no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto que é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal e a USP (Universidade de São Paulo). A empresa, que foi uma das primeiras incubadas do Parque, é a primeira ocupante de um lote no empreendimento.
Para a construção da planta, a empresa recebeu a concessão do terreno por um prazo de 20 anos, prorrogável por igual período. A empresa atua como fornecedora de soluções para as indústrias farmacêutica, química, de alimentos e cosméticos.
“A Lychnoflora nasceu na varanda de casa, num grupo de amigos pesquisadores. Começamos com o que mais sabíamos fazer: escrever projetos de pesquisa. Nos inserimos no mercado farmacêutico e fomos incubados no SUPERA. Participamos de todo o processo até voltar aqui como a primeira empresa do condomínio da inovação. Somos exemplos reais de que o investimento em ciência, educação e pesquisa dá resultado”, afirmou a diretora de negócio do grupo, Thaís Guaratini.
O presidente do SUPERA Parque, Sandro Scarpelini, ressaltou a trajetória da empresa e a importância do parque tecnológico em seu desenvolvimento. “O contrato da Lychnoflora foi o nosso primeiro. A empresa completa um ciclo dentro do parque. Veio, cresceu. Foi para a cidade, cresceu mais ainda. E voltou ainda mais forte. Talvez esse seja o grande mérito da estrutura do Parque. É poder ajudar as empresas desde o nascimento”, declarou.
O prefeito Duarte Nogueira citou o compromisso do município de seguir investindo em inovação. “O conhecimento e as inovações tecnológicas têm o poder de amenizar e combater as consequências negativas do progresso, como a desigualdade social e os problemas ambientais. Por isso, este momento é importante, assim como foi importante a instalação das 78 empresas incubadas ou que ocupam salas no SUPERA Parque. Fortalecer o conhecimento é fortalecer o desenvolvimento social e o alargamento de oportunidades”, concluiu.
A cerimônia de abertura da unidade contou com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira; do presidente do SUPERA Parque, Sandro Scarpelini; do coordenador do Inova USP, Tito Bonagamba; e do presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Adriano Andricopulo.
SUPERA Parque abre nova concorrência para lotes do Condomínio da Inovação
O SUPERA Parque realiza mais um processo licitatório de concorrência para concessão de uso de seus lotes. Ao todo, estão disponíveis 12 lotes, que variam de 837,50 m² a 3.630,25 m², e a data limite para entrega da documentação para participar da concorrência é dia 06 de outubro, às 12h (horário de Brasília).
A finalidade da concessão é a instalação de empresas inovadoras de base tecnológica, as quais deverão desenvolver atividades de pesquisa e inovação compreendendo, ainda, a negociação, produção e comercialização dos seus produtos, insumos e processos. Além dos investimentos e custos de operação, a concessionária deverá pagar as Taxas Administrativa e de Concessão Mensais, a título de contraprestação pelo uso do lote concedido.
“Como não há venda de terreno, o capital imobilizado é muito menor. No entanto, as empresas selecionadas são responsáveis por todos os investimentos e despesas que se fizerem necessários, como construção, instalação e operação de suas Unidades”, destaca Dalton Marques, Gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, do SUPERA Parque.
Os interessados devem acessar o edital, pelo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e no www.superaparque.com.br, para saber mais detalhes sobre a apresentação da proposta e dos documentos de habitação. A sessão pública será transmitida e gravada e estará disponível no youtube no canal ‘FIPASE LICITAÇÕES’.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 78 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 27 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]