É a primeira vez que um Parque Tecnológico é aprovado como o órgão executor do projeto
175 empresas de Ribeirão Preto e região serão qualificadas para atuar no comércio internacional graças ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma promoção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do SUPERA Parque. O programa prepara empresas não-exportadoras e iniciantes de forma planejada e segura.
Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque, destaca que se trata de um projeto de grande valor e uma grande oportunidade para empresas que querem dar um passo à exportação. “São muitos os benefícios da exportação para as empresas que serão capacitadas pela metodologia da principal entidade do setor do país. Nos sentimos honrados por sermos o primeiro parque tecnológico aprovado como o órgão executor deste projeto”.
O Programa é implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa ou Federações de Indústria.
Os requisitos para as empresas participarem são: ter CNPJ ativo, produto ou serviço, de qualquer serviço, com potencial para ser exportado e disponibilidade de tempo para a capacitação. Os empresários que tiverem interesse em participar do programa podem mandar um e-mail para [email protected] informando o interesse em receber a capacitação.
O processo e benefícios
Em Ribeirão Preto e região, 175 empresas serão capacitadas gratuitamente com o apoio da equipe técnica do SUPERA Parque, selecionada para desenvolver o Programa PEIEX, além de contar com a infraestrutura. Todo o processo de seleção e capacitação das empresas acontece de acordo com a metodologia da ApexBrasil.
Com duração de 24 meses, serão realizadas capacitações individualizadas para cada empresa atendida. Ao fim do processo de capacitação, a empresa receberá um plano de exportação, contendo as informações acerca do seu produto ou serviço para a entrada em um país-alvo (que será identificado nas capacitações).
“A empresa deve estar disposta a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo”, afirmou Henrique Reis, responsável pelo setor de internacionalização do parque tecnológico.
Entre os benefícios de uma empresa exportar, estão a diminuição da carga tributária; a diversificação de clientes e mercados; facilidade em acessar linhas de créditos específicas e melhoria da qualidade dos produtos ao adequá-los aos padrões internacionais.
SERVIÇO
Chamada PEIEX em Ribeirão Preto e região
Mais informações e inscrições: [email protected]
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]