Foram selecionadas apenas 13 equipes de todo o país para participar do programa que tem como objetivo desenvolver soluções para a Rede VigiAR-SUS
A equipe formada pela Fiocruz São Paulo e a startup Fairy Code, ligada ao SUPERA Parque, foi uma das contempladas na 2ª Rodada do prêmio Inova Labs SVS|Fiocruz, um programa de pré-aceleração que tem como objetivo identificar oportunidades de desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam resolver desafios e demandas da Rede VigiAR-SUS. A ação foi promovida em conjunto pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Vice-presidência de Pesquisas e Coleções Biológicas) e a Fundação Biominas.
O projeto desenvolvido pela equipe foi a VigiUp, uma multiplataforma capaz de classificar a relevância e a veracidade de notícias referentes à saúde pública de maneira automatizada e rápida.
Para Rebeka Cunha, CEO da VigiUp, foi um momento de grande capacitação e oportunidades. “Ficamos felizes pela nossa conquista em conjunto com a Fiocruz São Paulo, pudemos desenvolver uma ideia de impacto significativo e contribuir com a vigilância em saúde. Agora, continuaremos em próximas bateladas de seleção junto à Secretaria de Vigilância do SUS para possível contratação do produto desenvolvido”.
Ao todo foram 13 startups participantes nesta edição. A rede VigiAR-SUS – Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Rodrigo Stabeli, coordenador da Fiocruz São Paulo, essa iniciativa pode reduzir os agravantes na saúde pública. “Essa é uma ferramenta que integra dados e consegue nos dar uma resposta rápida e precisa se aquele evento pode se tornar uma emergência em saúde pública. Se a Covid tivesse sido detectada em tempo hábil, poderia se ter evitado a maior crise da saúde da humanidade moderna, e essa é a função do VigiUP”.
O programa
Durante oito semanas, as equipes selecionadas tiveram a oportunidade e o suporte especializado para validar suas soluções e desenvolver as habilidades empreendedoras dos seus times.
No projeto, os participantes puderam testar e validar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição. As equipes participantes do programa tiveram oportunidade de interação com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, visando a aplicação de suas tecnologias no SUS.
Participaram equipes compostas por empreendedores ou pesquisadores que possuam ideias, projetos, pesquisas, tecnologias e startups voltados para a melhoria da atuação dos pilares da Rede VigiAR-SUS, nas temáticas e áreas do conhecimento voltadas a garantir a confiabilidade de informações detectadas e monitoradas pela Rede, cruzamento de dados dos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde, bem como melhoria das plataformas de capacitação.
Outros detalhes sobre o projeto podem ser acessados via sitehttps://conteudo.biominas.org.br/inova-svs.
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]