Nanotecnologia criada por startup potencializa absorção de nutrientes em suplementos alimentares

Tecnologia é inédita para setor alimentício no país e permite que o organismo humano absorva até 100 vezes mais diversos nutrientes; o produto final fica até 50% mais barato que os similares fabricados no exterior

 

A empresa Yosenstartup ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, desenvolveu suplementos alimentares aplicando a nanotecnologia e, com isso, conseguiu potencializar em até 100 vezes a absorção dos nutrientes pelo corpo humano. A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) aponta que são mais de 2,5 milhões de consumidores de suplementos alimentares no país, com um crescimento de 23% ao ano.

A tecnologia desenvolvida pela empresa concentra os nutrientes em gotas, o que facilita para que os médicos ou nutricionistas ajustem a dosagem correta, ou seja, personalize a sua nutrição de acordo com a necessidade de cada paciente, sendo mais assertivo e utilizando produtos realmente eficazes.

Gustavo Cadurim de Oliveira, CEO da Yosen, explica que essa tecnologia é segura e a suplementação já é um hábito do brasileiro. “O mercado de suplementação está em desenvolvimento e a procura por esse tipo de produto foi impulsionado pela pandemia da COVID-19. Somos a primeira indústria nacional do setor alimentício a lançar um suplemento alimentar utilizando os conceitos de nanotecnologia, impulsionando a inovação neste segmento”.

 

NANOTECNOLOGIA nos suplementos alimentares

As nanopartículas lipídicas desenvolvidas pela Yosen são construídas a partir de um material muito seguro, que está presente na membrana de todas as células do corpo humano e que já é utilizado há mais de 40 anos na indústria farmacêutica, inclusive em medicamentos injetáveis.

Esta tecnologia ganhou bastante destaque na pandemia, pois está sendo utilizada pelas empresas Pfizer e Moderna em suas vacinas para COVID, que utilizam as nanopartículas lipídicas para entrega do RNA.

“Trazemos ao mercado brasileiro o que há de mais inovador para o segmento de suplementos alimentares. Além disso, essa tecnologia traz muitos mais benefícios como a maior eficácia dos produtos, facilidade de uso e personalização”, destaca Cadurim.

O CEO destaca que outra vantagem da tecnologia desenvolvida pela startup diz respeito aos custos para o consumidor. “O preço de produtos que usam a tecnologia e que serão fabricados no Brasil deve ser até 50% menor do que similares que, hoje, são fabricados fora do País. O consumidor é beneficiado duas vezes, já que terá acesso a produtos de altíssima qualidade, com um valor menor, e uma alta performance de eficácia, para melhorar a sua qualidade de vida”.

Para garantir o processo industrial, a empresa conta com uma planta de fabricação própria, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, e com capacidade para entregar grandes volumes de produtos. A marca também atua e tem projetos na área farmacêutica, cosmética, veterinária e agroquímica.

 

Lançamento de novo produto no mercado

Recentemente, a Yosen lançou seu primeiro suplemento alimentar no mercado que é o Ydrosolv Coenzima Q10. Trata-se de um suplemento alimentar que utiliza a tecnologia Ydrosolv, que proporciona uma alta eficácia do produto através de um aumento de até absorção deste nutriente em até cinco vezes comparada às tradicionais cápsulas.

A tecnologia é utilizada para entregar a coenzima Q10, uma substância que é naturalmente produzida pelo corpo, mas que tem sua produção diminuída com o envelhecimento e, por isso, é muito importante ser suplementada. A coenzima Q10 aumenta a produção de energia nas mitocôndrias, além de ser um poderoso antioxidante.

“O Ydrosolv Coenzima Q10 é um suplemento alimentar que visa fornecer um aporte de energia para o organismo, atuando na prevenção do envelhecimento, potencialização da performance esportiva e fertilidade. Para usuários de medicamentos como as estatinas, o Ydrosolv Coenzima Q10 pode aliviar as dores musculares (miopatias)”, explica.

Além disso, o produto apresentado em conta gotas facilita a individualização na suplementação.  “Isso garante que cada pessoa possa ingerir a quantidade de nutriente necessária para cada momento ou fase de sua vida”, complementa.

Os produtos desenvolvidos pela startup são comercializados pelo site www.yosen.com.br, nas redes de farmácias e pequenos estabelecimentos do estado de São Paulo (capital e interior), além das capitais Brasília e Goiânia.

 

YOSEN Nanotechnology
Startup brasileira pioneira no país a desenvolver sistemas de liberação de ativos utilizando a nanotecnologia para o desenvolvimento de produtos inovadores. Localizada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, atende as principais indústrias do setor farmacêutico e alimentício e foi vencedora do prêmio Start Up Innovation Challenge da FiSA em 2018 e 2019, com o ingrediente inovador. Conheça mais pelo site: https://yosen.com.br/


SUPERA PARQUE

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 93 empresas instaladas no Parque, sendo: 71 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica;  e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br


Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]