Arranjos Produtivos da Saúde de Barretos, Ribeirão e Rio Preto se unem para fortalecer o setor

Objetivo é criar ações conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da indústria e serviços de saúde no interior

 

Em uma iniciativa inédita, representantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Saúde de Barretos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto se reuniram para articulação do setor. O objetivo é criar ações conjuntas que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento de indústrias e serviços de saúde e criação de oportunidades de negócios para as empresas.

“Sabemos da importância da união para potencializar o setor, solucionando gargalos, trazendo mais visibilidade para as empresas e possibilitando a geração de parcerias e novos negócios. Juntas, as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Rio Preto respondem por parcela relevante da pesquisa, da produção e do consumo em saúde de nosso país”, destaca Dalton Marques, gerente do Supera Parque, entidade que participa da governança do APL da Saúde de Ribeirão Preto.

 

Para Guilherme Sanchez, do APL de Barretos, a integração e parceria faz a diferença. “A aproximação entre os arranjos produtivos da cadeia da saúde tem sido uma excelente chance de compartilhamento de desafios e oportunidades comuns às diferentes regiões. Já nas primeiras tratativas, foi possível identificar ações que poderão ser realizadas conjuntamente pelos atores das diferentes regiões em breve, além de poder proporcionar intercâmbio de boas práticas e soluções’, disse.

 

Liza Fachin, do APL de Rio Preto, defende que essa parceria gerará bons frutos e boas expectativas. “A parceria deve gerar vantagem competitiva em virtude da proximidade do mercado consumidor, o acesso a recursos e infraestrutura e a organização político-institucional, gerando ainda mais representatividade ao setor e apoio estatal. Vai gerar expectativas recíprocas sobre as competências e os comportamentos”, explica.

 

Já Paulo Garcia de Almeida, diretor presidente do APL de Ribeirão Preto, enfatiza que a união e parceria entre as entidades gestoras dos APLs é um grande passo para fortalecimento das empresas, com impactos positivos para toda a sociedade. “Colocaremos os nossos propósitos no centro das ações para impactar positivamente o ecossistema e a sociedade”, finaliza.

 

Entre as ações já conduzidas pelo grupo, está a troca de experiência sobre a gestão dos APLs, com compartilhamento de boas práticas e desafios encontrados em cada região. O grupo se reunirá periodicamente para definir uma agenda conjunta de trabalho, que inclui capacitações e encontros de negócios.

 

REUNIÃO

A reunião para oficializar a parceria entre os Arranjos Produtivos Locais da Saúde realizada, recentemente, com a participação de: Dalton Marques e a Juliana Ortega (Supera Parque); Angélica Gobbi e Paulo Garcia de Almeida (APL das Indústrias da Saúde de Ribeirão Preto); Liza Fachin, (APL Saúde Farma de Rio Preto); Luciano Solimar,(SEBRAE Rio Preto), Flávia Dutra (Sebrae de Rio Preto); Gabriela Pacheco ( IRCAD, participante da governança do APL da Saúde de Barretos); Guilherme Sanchez  (Harena Inovação); Luis Romagnolo (IRCAD e coordenador espaço Arena); e Henrique Vianna (SEBRAE Barretos).

 

APLs

O APL é uma aglomeração de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Um APL indica que aquela região é referência em produtos e serviços daquele setor.

 

Os APLs da Saúde, embora tenham desafios diferentes, são complementares entre si. Esse modelo associativo é crescente no país.

Conheça:

Barretos – O APL da Saúde de Barretos foi reconhecido em 2020, com gestão do Hospital de Amor (Fundação Pio XII). Tem se voltado para ações de educação e difusão da inovação para saúde.

Rio Preto – O APL de Saúde de Rio Preto foi reconhecido, em 2020, graças à estruturação pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. A Associação Brasileira de Biotecnologia, Inovação e Ciência (ABBIC) é a gestora do Arranjo Produtivo e engloba desde indústrias a prestadores de serviços.

 

Ribeirão Preto –  São aproximadamente 200 indústrias de saúde na região de Ribeirão Preto, empregando mais de 5 mil pessoas. A associação empresarial gestora do APL existe desde 2014.

 

Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos

Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]

Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]