Supera Parque e InovaJab desenvolvem ações para fortalecer agronegócio da região

Entidades firmaram acordo para troca de experiências com objetivo de criar um corredor tecnológico em áreas como biotecnologia e agrotecnologia

 

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto fechou uma parceria com a InovaJab, incubadora de base tecnológica sediada na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – FCAV, câmpus Jaboticabal, da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O contrato de cooperação tem prazo de 24 meses, prorrogáveis por um ano e o objetivo é criar um corredor tecnológico em biotecnologia, tecnologia da informação, robótica na agricultura, agrotecnologia e outras ofertas tecnológicas.

O convênio entre as entidades vai apoiar o desenvolvimento e concretização de negócios de empresas inovadoras através dos programas de incubação. “Tanto as empresas incubadas no Supera Parque quanto as incubadas em Jaboticabal farão intercâmbios, o que certamente vai fomentar o ambiente de negócios”, conta Adilton Carneiro, presidente do Parque Tecnológico.

Com cursos ligados à área de agronomia, zootecnia e veterinária, a Unesp de Jaboticabal é uma das grandes referências nacionais no setor agrícola e conta, desde 2017, com uma incubadora de empresas. A intenção, segundo Adilton, é unir a expertise no setor agrícola da Unesp de Jaboticabal e a estrutura do Supera Parque, referência em tecnologia.

“O objetivo do Supera Parque é fortalecer o ecossistema empreendedor e promover a inovação. A InovaJab, por sua vez, foi criada para incentivar e apoiar o empreendedorismo universitário de base tecnológica. São objetivos que podem ser trabalhados de forma conjunta, com ganhos para todo o sistema empreendedor da região”, conta Adilton.

Segundo o professor Pedro Luís da C. A. Alves, diretor da FCAV, a criação da InovaJab proporciona aos docentes e discentes um ambiente inovador e empreendedor complementar ao ambiente acadêmico e a parceria firmada com o Supera Parque permitirá que esse horizonte se amplie ainda mais, somando as expertises, sobretudo quando se considera a experiência e a importância do Supera Parque nesse cenário”.

Outro ponto importante é a transferência de tecnologia. O Supera é ligado à USP (Universidade de São Paulo), e, com o acordo, haverá trabalho conjunto com os pesquisadores da Unesp no sentido de analisar a oferta de empresas tecnológicas e grupos de pesquisa em ambas as instituições, que compartilharão resultados.

Sobre o Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.

Informações para Imprensa
Sky Comunicação e Eventos
[email protected]
(16) 99322.8972