Capitaneado pelo Supera Parque e com participação da USP, iniciativa fomenta empreendedorismo e inovação tecnológica
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia lançou, no último dia 11 de março, o projeto Empreendedorismo e Inovação na Comunidade, voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal. O objetivo é aproximar os estudantes dos conceitos básicos de robótica e noções de programação, além de disseminar os temas de empreendedorismo e inovação tecnológica.
O projeto é fruto da parceria com a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto, com o apoio do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto e da Pró-Reitoria de Graduação da USP, por meio do programa Aprender na Comunidade. Em seu primeiro ano, serão atingidos aproximadamente 160 alunos e 40 profissionais da rede pública das escolas municipais João Gilberto Sampaio e Virgílio Salata, que receberão o projeto piloto. A intenção é ampliar o projeto em 2020.
De acordo com Adilton Carneiro, presidente do Supera Parque, a intenção é aplicar práticas interdisciplinares que desenvolvam raciocínio lógico para resolver problemas e estimular a capacidade de criar soluções criativas e conscientes de forma colaborativa. Os alunos participarão de oficinas onde terão acesso aos conceitos fundamentais de ciências, matemática e informática, estimulando o pensamento lógico e computacional, além do senso crítico na análise da localidade e a diversidade.
“As práticas mostram a importância do desenvolvimento em grupo e o quanto pode ser significativo o resultado de um grupo quando todos estão interagindo para o desenvolvimento de uma atividade”, enfatiza.
Para a Secretária Municipal de Educação, Luciana Andrade Rodrigues Silva, a parceria proporciona o aumento da qualidade do ensino para o aluno da escola pública. “Temos que mostrar para esses alunos que eles são atores do seu dia a dia e que eles podem contribuir. O jovem tem muitas ideias, mas, às vezes, não têm a chance de colocar em prática”, Afirma.
PROJETO
O projeto Empreendedorismo e Inovação na Comunidade resultará na inserção de conceitos de empreendedorismo e inovação por meio de programação lógica e robótica. Além disso, tem como como finalidade o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, promovendo nos alunos o autodesenvolvimento, trabalho em equipe e colaboração, senso crítico, capacidade de solucionar problemas, integração de conteúdo, poder de argumentação, autonomia, criatividade, responsabilidade social, espírito empreendedor, entre outras habilidades.
“A disseminação de conteúdos relacionados à inovação tecnológica e empreendedorismo ainda são muito pouco discutidas no ambiente escolar. Sabe-se que promover o aprendizado em temas como estes são desafios que o ensino público enfrenta atualmente, devido à escassez de recursos de infraestrutura bem como de profissionais capacitados para entregar este conteúdo aos alunos de forma clara e voltada à resolução de problemas do cotidiano”, diz Adilton Carneiro.
A Pró-reitora Adjunta de Graduação da USP, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, explica que o projeto terá o apoio financeiro e administrativo da USP. “Cabe a USP acompanhar o desenvolvimento do projeto e dar subsídios para os professores ampliarem seus conhecimentos. A proposta é inovar os currículos e mudar o jeito de ensinar”, ressalta e complementa: “Empreendedorismo e inovação é amplo e transversal, pode ser desde uma ideia simples do cotidiano até as ideias mais sofisticadas. Precisamos do aluno diferenciado na Universidade para prepará-lo para esse mundo novo repleto de desafios”.
Sobre o Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.
Informações para Imprensa
Sky Comunicação e Eventos
(16) 99322.8972