Investir na formação de rede de contatos nacionais e internacionais aproxima parceiros e abre caminho para negócios; dica é de Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora
Manter uma rede de contatos ativa é essencial para o sucesso de uma empresa e pode ser fator determinante, especialmente para quem investe em um negócio inovador de base tecnológica. A dica é de Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – que hoje atende 54 startups em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. E ele é enfático: quem está pensando em tirar do papel uma ideia, transformando-a em uma solução capaz de ganhar mercado, precisa estar disposto a utilizar muito “networking” para se aproximar de possíveis parceiros nacionais e internacionais.
Segundo Rodrigues, o ideal é que os empreendedores dediquem tempo para participar de eventos na sua área de atuação. “Uma das premissas do Parque Tecnológico é incentivar os empreendedores para que participem das mais importantes feiras e eventos de tecnologia, inovação e saúde no Brasil e no exterior. Além de ser um passo fundamental para dar visibilidade às empresas, é fundamental para quem quer se aproximar de novos parceiros e possíveis investidores”, diz.
É o caso da Kidopi – startup que integra o portfólio do Parque desde 2011 e que, em abril, participará do evento eMERGE Americas, um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que acontecerá em Miami, nos Estados Unidos. O evento acontece anualmente e reúne executivos de negócios, tomadores de decisão nas áreas de tecnologia e empreendedores de mais de 400 empresas.
Hugo Pessotti, cofundador e diretor de Pesquisa da Kidopi, explica que a oportunidade surgiu através de uma competição organizada pela Agência USP de Inovação, em parceria com a Universidade de Miami, que integra o Consórcio Universitário Hemisférico. “A Agência pré-selecionou dez empresas que puderam apresentar o projeto para um júri composto por membros das duas instituições. Destas, três foram escolhidas para participar da feira, das quais a Kidopi faz parte”.
Pessotti explica ainda que a participação em um evento do Consórcio Universitário Hemisférico é muito importante para atingir os objetivos da empresa. O Consórcio reúne instituições do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, México, Barbados, Peru, Estados Unidos e Canadá. “O Consórcio visa explorar o potencial de pesquisa e de ensino das universidades por meio do desenvolvimento de estruturas e programas para facilitar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores, e todos são públicos que queremos atingir”, ressalta.
Expandindo os contatos
Com a participação no evento, Pessotti espera estreitar laços com possíveis parceiros e investidores estratégicos, levar a marca para o exterior e expandir sua rede de networking. “Nossa maior expectativa ao participar deste evento é poder levar nossa marca para fora do Brasil de forma a trazer visibilidade ao CleverCare, nosso sistema de acompanhamento e gestão de pacientes fora do ambiente hospitalar, com o objetivo de internacionalização. O evento também nos dará uma enorme oportunidade de ampliar nossa rede de contatos, pois além de outras startups também participarão diretores de grandes empresas, investidores e líderes do universo digital”.
Para quem está começando agora, Pessotti dá a dica: é muito importante participar desse tipo de evento, seja nacional ou internacional. “Um dos maiores desafios de uma startup é ter sua marca reconhecida, ganhar visibilidade para seus produtos e atrair potenciais clientes e investidores, e nada mais apropriado do que começar por feiras de inovação e empreendedorismo. Como já dizia o provérbio: Quem não é visto, não é lembrado!”, finaliza.
Sobre a eMerge Americas
A eMerge Americas é uma convocação exclusiva de empresas globais, liderando startups e líderes governamentais focados em soluções digitais inovadoras que transformam indústrias. O evento acontece nos dias 29 e 30 de abril, no Miami Beach Convencention Center em Miami, nos Estados Unidos.
Criado em 2014, o eMerge Americas reúne representantes de ecossistemas empreendedores de diversos países da América Latina, América do Norte e Europa. Em
2018, participaram mais de 400 empresas, de 40 países. Destas, 110 eram startups. Para 2019, são esperadas mais de 15 mil pessoas.
Sobre a Kidopi
A Kidopi – ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, foi fundada em 2009, e atua no desenvolvimento de soluções em informática que permitem a modernização da gestão hospitalar e de pesquisas clínicas, sendo utilizado nos principais hospitais do país. Considerada 3ª melhor empresa incubada do Brasil no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec (2013) e também como o melhor software do Brasil na categoria e-health no World Summit Award pela ONU (2013), recebeu menção honrosa na categoria empreendedor social no Prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (2013); entre outros.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 75 empresas instaladas no Parque, sendo 54 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 6 na aceleradora SEVNA Startup.