Evento na Colômbia reuniu líderes da indústria da saúde para discutir inovações do setor
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia foi um dos participantes do 4º Fórum Salud, organizado pela Câmara de Comércio e pelo Cluster de Saúde da Região Metropolitana de Bucaramanga (Colômbia). O evento teve como objetivo reunir diferentes atores e líderes da indústria da saúde para discutir inovações do setor.
Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora, é quem esteve no evento representando o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, com a palestra Fortalecimento de Ecossistemas de Inovação Clínica. “Ribeirão Preto tem uma experiência muito positiva no desenvolvimento de inovações da área da saúde. Além de concentrar um grande número de empresas do setor, reunidas no Arranjo Produtivo Local, também conta com o Parque Tecnológico que, hoje, apoia 81 empresas inovadoras, muitas dessas atuantes no setor de saúde”, explica.
Os assuntos abordados foram os desafios para os ecossistemas de inovação em saúde; uso de dados de saúde para o desenvolvimento de novos produtos e serviços; a transformação digital e o setor da saúde; eficiência operacional em saúde e sua importância para a promoção da competitividade, entre outros.
O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro, apresentando uma agenda com experiências de iniciativas globais de alta referência, que contribuam para o fortalecimento e incremento da competitividade do setor. Participaram fabricantes de dispositivos, equipamentos e suprimentos médicos, prestação de serviços médicos e clínicos especializados, instituições de seguro de saúde e indústria. Saulo Rodrigues lembrou ainda que Ribeirão Preto e Bucaramanga são cidades irmãs. “Na década passada foi estabelecido um acordo entre as cidades, abrindo a possibilidade de cooperações em diversas áreas, dentre elas a científica e tecnológica”
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 81 empresas instaladas no Parque, sendo: 58 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 16 empreendimentos no Centro de Negócios e 7 na aceleradora SEVNA Startup.
Informações para Imprensa
Medialink Comunicação, Fone: (11) 3817-2131
Raul Fagundes Neto, [email protected]
Ana Cunha, [email protected]