Startup ajuda pequeno produtor a ganhar mercado de café especiais

Cofferoo, ligada ao Supera Parque, avalia a produção dessas propriedades e oferece uma plataforma na Internet para que esses cafés sejam comercializados.

 

Uma startup de Ribeirão Preto promete ajudar o pequeno produtor de café a conseguir mercado para o seu produto. Para isso, a Cofferoo – empresa ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, irá avaliar a produção dessas propriedades e, em um segundo momento, criar uma plataforma na Internet para que esses cafés sejam comercializados.

A produção brasileira de café é de 52 milhões de sacas por ano, o que corresponde a 1/3 da produção mundial do produto. Hoje, o Brasil tem aproximadamente 300 mil produtores de café, sendo que cerca de 260 mil são pequenos produtores que estão concentrados em seis estados (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espirito Santos, Bahia e Rondônia).

“Apesar de uma parte dos pequenos produtores desenvolverem produtos com a qualidade necessária para atingir o mercado nacional e internacional de cafés especiais, acabam enfrentando dificuldades por não terem estrutura operacional e comercial para isso”, explica Gabriel Barruffini, CEO da Startup. Uma das dificuldades diz respeito à comercialização do produto e à rentabilidade: como está inserido em um mercado (o de commodities) que não é compatível com o seu perfil, o pequeno produtor não consegue se desenvolver financeiramente.

Além disso, parte dos pequenos produtores não têm conhecimento exato do produto e da qualidade do produto que desenvolve. A proposta da startup é mudar essa realidade e para isso está criando uma plataforma que conecta o produtor ao mercado.

“No primeiro momento, a ideia é mapear quem são esses pequenos produtores e realizar uma análise dos cafés produzidos por eles, de forma gratuita, gerando um laudo que determinará a qualidade e as características de cada produto”, revela o empreendedor.  A análise será realizada uma equipe formada por profissionais especializados e certificados no processo de avaliação (SCA). No teste serão avaliadas características como: acidez, doçura, equilibro, entre outros quesitos.

Na segunda etapa proposta pela startup, uma plataforma via web servirá como vitrine para o pequeno produtor. Lá, ele poderá criar um perfil do seu negócio, contar a história da sua produção e disponibilizar seus cafés para a venda para possíveis parceiros comerciais. Para facilitar o negócio do produtor, a startup contará com parceiros logísticos atuando de ponta a ponta da cadeia.

Os produtores que quiserem submeter seus produtos à análise podem entrar em contato pelo site www.cofferoo.com ou pelo telefone (16)  99158.0786.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 74 empresas instaladas no Parque, sendo: 52 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 7na aceleradora SEVNA Startups.

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br

Ana Cunha – ana.cunha@medialink.com.br | (16) 98152-0398