LogPop é ligada à Supera Incubadora e conecta entregadores autônomos com usuários que necessitam de algum tipo de entrega
A LogPop, startup ligada à Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, de Ribeirão Preto, lançou uma plataforma de logística compartilhada que promete baixo custo, segurança e entrega rápida de encomendas. A empresa é um marketplace de serviços logísticos peer-to-peer com interface web afim de conectar entregadores autônomos, ocasionais e empresarias com os usuários que necessitam de algum tipo de entrega, de forma rápida, econômica e intuitiva.
A ideia é simples: a startup conecta pessoas que precisam enviar uma encomenda e pessoas dispostas a realizar a entrega no destino dentro de seu itinerário. “É um serviço logístico de transporte que pode ser realizado por qualquer pessoa em seu trajeto diário, de casa para o trabalho, por exemplo, ou durante uma viagem. Nós geramos lucro sem gerar despesa”, explica Marcio Buzoli, sócio-fundador da LogPop.
Buzoli conta que a ideia surgiu depois de que esteve em Monte Alto (SP), onde esqueceu o carregador do seu celular. “Imaginei que alguém da cidade poderia estar indo para Ribeirão Preto e poderia levar o carregador para mim. Eu poderia pagar essa pessoa pelo transporte do aparelho e, ainda sim, seria mais barato que comprar um novo ou pedir que me enviassem pelo Correio”, enfatiza.
O empreendedor ressalta que, com a plataforma, qualquer pessoa pode ser um entregador. “Qualquer pessoa pode ser um profissional de logística sem ser um profissional de logística. Com o valor recebido o entregador pode, por exemplo, amortizar as despesas de viagem como gasolina ou pedágio”, diz. “Em um momento que a taxa de desemprego passa de 13,8 milhões de pessoas, a plataforma pode contribuir para gerar renda extra através da economia compartilhada”.
Além disso, a plataforma gera economia e segurança para quem emite. “Para quem envia, além de ser um serviço logístico mais barato, há ainda a tranquilidade de o objeto ser entregue no endereço desejado, mesmo fora de horário comercial”, ressalta.
Como funciona
A plataforma pode ser acessada pelo site www.logpop.com.br. Lá, o emitente cadastra o produto e o local de destino onde será entregue e o quanto está disposto a pagar pelo serviço. O entregador pesquisa as solicitações de entregas no seu trajeto, oferece o seu serviço e negocia valores e prazos com o emitente. “Toda a negociação é feita entre as partes, utilizando a plataforma. O pagamento do serviço é feito diretamente do emitente para o entregador, de acordo com a melhor forma combinada entre as partes”, explica Buzoli.
Todo o processo pode ser rastreado pelo emitente. “Assim que fecham um acordo, o sistema gera um código que deve ser fornecido ao entregador no início da rota. Com isso, o transportador poderá enviar sua localização por GPS durante o trajeto, o emitente por sua vez poderá checar sempre que quiser durante a rota”, diz.
No momento do lançamento, a plataforma atenderá o estado de São Paulo, nas regiões com DDD 016 e 017, mas a intenção é replicar para todo o país. “Vamos aumentar gradativamente a área de atendimento. A ideia é, no futuro, disponibilizar o serviço em aeroportos e rodoviárias, facilitando o acesso do usuário”, finaliza.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 71 empresas instaladas no Parque, sendo: 52 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 4 na aceleradora SEVNA Startups.