Ligada ao APL da Saúde, Gigante Equipamentos Médicos fornece seus produtos para países da América do Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania
Reconhecida como um polo industrial da saúde, a cidade de Ribeirão Preto concentra algumas das principais fabricantes de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos do país. É o caso da Gigante Equipamentos Médicos, uma empresa jovem e dinâmica que exporta produtos eletro-médicos para países da América do Sul, América Central e Caribe, África, Ásia e Oceania.
Associada ao Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, que conta com o apoio da Fipase, a empresa desenvolve tecnologia própria para a fabricação de itens como equipamentos neonatais, oxigenioterapia, laboratorial, oftalmologia, entre outros. “Buscamos constantemente a perfeição e temos como compromisso a qualidade e os cuidados da saúde do paciente. Para nós, a vida está em primeiro lugar”, enfatiza Henrique Vezono, diretor industrial da empresa.
Para isso, a Gigante combina avançadas técnicas metalúrgicas e eletrônicas, que incorporam microprocessamento, informações digitais e restrito controle de qualidade, para assegurar o perfeito e seguro funcionamento dos equipamentos produzidos. “Os equipamentos da Gigante aliam à alta tecnologia, simplicidade de operação e custo reduzido. Estes são requisitos imprescindíveis no cenário médico-hospitalar mundial”, ressalta Reinaldo Igarashi, gerente executivo do APL da Saúde de Ribeirão Preto.
A empresa, que recentemente recebeu o prêmio Exporta São Paulo, concedido pela SP Chamber of Commerce, da Associação Comercial de São Paulo, tem 22% de seu faturamento proveniente das exportações e tem como meta chegar a 40% em 2016.
APL da Saúde
O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP. Sua sede está localizada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.
O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.
Sobre a Fipase
A Fipase – Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde, foi criada em 2001, por meio de lei municipal. A Fundação atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos.
Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. É por meio da Fundação que o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e a Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica promovem ações de incentivo ao empreendedorismo e à inovação em Ribeirão Preto e região.
Supera Parque
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e 2 no SEVNA Seed (uma das empresas da aceleradora também integra a Incubadora de Empresas).
Informações para a Imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – [email protected]
Ana Cunha – [email protected] | (16) 98152-0398