APL da Saúde promove curso para indústria cosmética

Evento acontece dia 10 de agosto e é uma parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia, com apoio da Fipase.

 

A associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde de Ribeirão Preto realiza, no dia 10 de agosto, um curso que tem como foco o sistema internacional de classificação e rotulagem de produtos químicos, voltado para representantes da indústria cosmética. O curso é uma parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) e tem apoio da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase).

O objetivo é informar aos participantes sobre o “Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos” (GHS), que permite a padronização da classificação de produtos químicos e comunicação dos perigosos. “É um sistema que leva em consideração as determinações das Organizações das Nações Unidas e que facilitam o comércio internacional de produtos nessa área”, explica Dalton Marques, gerente da Fipase.

O sistema inclui rótulos e fichas de segurança que fornecem ao trabalhador informações importante que garantem a proteção de sua saúde e do ambiente durante o manuseio, transporte e uso do produto. No Brasil, a discussão e implantação do sistema começaram em 2001 e foi consolidado em 2011.

Ministrado por Patrícia Ferreira (membro do Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas), o curso prevê, entre outros temas, a discussão sobre a legislação brasileira e internacional, informações sobre a normal ABNT NBR 14.725 (parte 1 a 4) e exemplos de implementação. As inscrições custam R$ 240 (associados ABC, APL da Saúde ou empresas do Supera Parque) e R$ 360 (não associados). Odair Soares, gerente da associação de empresas do APL da Saúde, afirma tratar-se de uma ação para aumentar a competitividade do setor. “Outras ações, voltadas para os segmentos de equipamentos médico-odontológicos, de saúde animal e de fármacos e biotecnologia, são planejadas para os próximos meses”

O curso será realizado das 13h às 17h, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia (prédio 2), na Avenida. Dra. Nadir Aguiar, 1805. Informações: [email protected] e (16) 3013.1114.

Sobre a ministrante

Patrícia Ferreira é especializada em Marketing Internacional (FMU) e em Marketing com Foco em Novas Tecnologias (ESPM). Membro do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB10 / ABNT) e da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB16 / ABNT).

Fipase

A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.

A Fipase também atua na governança do Arranjo Produtivo Local da Saúde, que reúne cerca de 200 empresas de fármacos, biotecnologia e cosméticos, saúde animal e equipamentos médico-hospitalares e odontológicos; e no Arranjo Produtivo Local do Software, que reúne aproximadamente 50 empresas que atuam no desenvolvimento de software, sobretudo de sistemas de gestão usados em diferentes segmentos de negócios.