Empresa belga Diagam está entre as classificadas. Incubadora passa a atender 50 empresas.
Onze novas empresas passam a contar com o apoio da Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, de Ribeirão Preto. Com as novas empresas, classificadas no processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2015, o número de empresas assistidas pela Incubadora chega a 50, divididas em pré-residência, residência e associada.
O número é significativo para a Incubadora que, pela primeira vez, assiste 50 empresas simultaneamente. “Isso mostra que o trabalho que estamos desenvolvendo no Parque Tecnológico está atingindo o seu objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico de Ribeirão Preto e região”, avalia Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora.
Outra novidade é que pela primeira vez uma empresa estrangeira é selecionada para receber apoio da Incubadora. A Diagam, empresa belga especializada em nanopartículas aplicadas a diagnósticos in vitro foi classificada na categoria residência e irá se instalar em uma das salas individuais do Supera Parque de Inovação e Tecnologia.
“A Diagam tem grandes laboratórios farmacêuticos como clientes e a instalação da operação no Brasil visa estabelecer parcerias com pesquisadores e tecnologias locais, voltadas para o mercado latino-americano”, explica Rodrigues. A empresa tem como foco reagentes para imunoturbidimetria, em substituição a sistemas nefelométricos (métodos que medem a dispersão de luz por partículas em solução ou suspensão).
Das 11 empresas selecionadas, 6 foram classificadas para a pré-residência; 3 para residência; e, 2 para associação. Confira:
Acta 3D (associação) – empresa tem como negócio a impressão 3D de guias cirúrgicos, que seriam vendidos para utilização em cirurgias de implantes, eliminando a necessidade de incisão e, consequentemente, reduzindo traumas cirúrgicos e pós-operatórios delicados.
Dotti Cosméticos (pré) – desenvolvimento de dermocosmético para tratamento de melasma (manchas escuras irregulares que normalmente aparecem no rosto).
Innercalc Tecnologia da Informação (associação) – empresa propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de biometria facial, para utilização principalmente em concessões de crédito, evitando fraudes por falsidade ideológica.
LED Visual Médica (residência) – produção e comercialização de equipamento de fototerapia em 3D com tecnologia LED para tratamento de hiperbilirrubenemia de recém-nascidos.
Madoc Med (pré-residência) – desenvolvimento e fabricação de equipamento contador respiratório infantil, para diagnóstico de pneumonia em crianças. O equipamento permitiria leitura imediata, de baixo custo e fácil utilização.
MI4U – Mining Information for You (pré) – atuará no segmento de virtual screening (VS) e com foco no desenvolvimento de soluções computacionais, consultoria e treinamentos para reduzir os custos de P&D na indústria farmacêutica.
Onkos Diagnósticos Moleculares (pré) – Empresa prestará serviço de exames diagnósticos moleculares para nódulos tireoidianos através de um método que permite maior acuidade dos resultados, possibilitando redução no número de cirurgias desnecessárias, uma vez que os métodos atuais geram de 15% a 30% de “indeterminado” para o risco de malignidade.
PuraTec (pré) – Plataforma para integração tecnológica em unidades de saúde.
Sensorial – Cognição no esporte de alta performance (pré) – desenvolvimento de um console com jogos para o treinamento cognitivo de atletas de alta performance
Vetra (residência) – visa produzir vidros bioativos e cerâmicas de alta tecnologia para aplicação na regeneração tecidual.