Fipase recebe missão do APL de Automação e Controle do Rio Grande do Sul

Qua, 08 de julho de 2015 03:15

Fipase recebe missão do APL de Automação e Controle do Rio Grande do Sul

Objetivo foi a troca de experiência sobre governança de Arranjos Produtivos Locais.

Uma missão do Arranjo Produtivo Local (APL) de Automação e Controle do Rio Grande do Sul esteve em Ribeirão Preto, na última semana, conhecendo o trabalho desenvolvido nos Arranjos Produtivos Locais da Saúde e do Software. A comitiva foi recepcionada pelo gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), Dalton Marques, pelo gerente executivo da associação de empresas do APL da Saúde, Odair Soares, e pela gerente do PISO (Polo Industrial de Software), Andresa Zamoner.

“O objetivo foi a troca de experiência entre as instituições, principalmente, no que diz respeito a gestão de APLs. Apresentamos para eles o histórico da participação da Fipase na governança dos dois Arranjos Produtivos Locais e explicamos de que forma estamos contribuindo para o desenvolvimento regional de Ribeirão Preto”, explica Marques. Na ocasião, a comitiva conheceu o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, e cumpriu uma agenda de reuniões com o PISO (Polo Industrial de Software), Agência USP de Inovação e o APL da Saúde.

“As reuniões permitiram que eles tivessem a visão das duas entidades empresariais, sobre as ações para o incremento da competitividade das empresas e também sobre como a Universidade trabalha a integração dela com as empresas”, explica Marques.

“A visita dos representantes do APL do Rio Grande do Sul foi a oportunidade de trocarmos experiências sobre o funcionamento, as especificidades, potencialidade, dificuldades e limitações no trabalho desenvolvido pelos Arranjos Produtivos Locais. Mais do que isso, nos abre possibilidade de futuros intercâmbios para outras trocas de experiência”, avalia Odair Soares, gerente executivo da associação de empresas do APL da Saúde.

Acompanhados de Soares, a comitiva conheceu o parque fabril do grupo Gnatus, considerada uma das maiores empresas de equipamentos odontológicos da região.

Fipase

A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.

A Fipase também atua na governança do Arranjo Produtivo Local da Saúde, que reúne cerca de 200 empresas de fármacos, biotecnologia e cosméticos, saúde animal e equipamentos médico-hospitalares e odontológicos; e no Arranjo Produtivo Local do Software, que reúne aproximadamente 50 empresas que atuam no desenvolvimento de software, sobretudo de sistemas de gestão usados em diferentes segmentos de negócios.