Ler faz bem! A leitura traz muitos benefícios para o cérebro, entre eles o da aprendizagem, o do pensamento crítico e muito mais! Livros de empreendedorismo são frequentes e comuns, e é um hábito dos empreendedores de sucesso.
Para os empreendedores, a leitura de livros pode gerar novas ideias e até a implementação de mudanças no negócio, bem como é uma excelente forma de garantir capacitação contínua.
Isso porque os leitores podem absorver grandes ensinamentos dos maiores nomes do mundo empreendedor, que compartilham suas experiências e contam alguns de seus segredos para conquistar clientes e gerir negócios.
Para Warren Buffet, Bill Gates, Tony Hiesh, Steve Jobs, Walt Disney, entre outros, ler é a maneira número 1 de aprender.
Pensando nisso, separamos sugestões de 10 livros de empreendedorismo.
Confira:
Isto é Design de Serviço na Prática por Marc Stickdorn, Adam Lawrence, Markus Hormess, Jakob Schneider
O livro apresenta o método, disponibiliza ferramentas e traz estudos de caso sobre a aplicação do Design de Serviço nas organizações. Além de criar as bases para inovações em serviços, o método de Design de Serviços permite que o empreendedor, desde a concepção do negócio, tenha um olhar voltado para o usuário, atentando-se à qualidade da operação que propiciará a boa experiência do cliente.
A startup enxuta por Eric Ries
Essa obra é um sucesso e mudou a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços. Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário. Neste livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.
A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante por W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Fenômeno global com mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos, o livro A estratégia do oceano azul foi publicado em 44 idiomas e se tornou uma obra de referência, adotada por organizações do mundo inteiro, ao desafiar tudo aquilo que se julgava saber sobre os requisitos para o sucesso estratégico. Com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos (que abrangem mais de 100 anos e 30 setores), os autores têm uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descrevem os princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e desbravar seus próprios oceanos azuis.
Se eu soubesse aos 20 por Tina Seelig
A neurocientista e empreendedora Tina Seelig escreveu o livro Se eu soubesse aos 20. É uma das mais populares professoras de Stanford, e neste livro compartilha com o leitor muito do que diz em sala de aula e na vida, com exemplos fascinantes, oriundos de salas de aula e de salas de diretoria, mostrando pessoas encarando expectativas, enfrentando pressupostos e obtendo sucesso.
Aventuras empresariais por John Brooks
Esse é o livro de negócios favorito de Bill Gates, sobre grandes fracassos de grandes empresas. Aventuras Empresariais conta com uma série de artigos do jornalista John Brooks para o veículo The New Yorker. A obra mostra que o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou dizimá-la.
Organizações exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) por SALIM ISMAIL
O livro traz reflexões sobre o momento em que a concorrência não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício ou em Bandra (Mumbai), utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação. Como aproveitar todo esse poder criativo? Como construir uma empresa que seja tão ágil, hábil e inovadora como as pessoas que farão parte dela? Como competir nesse acelerado mundo novo? Como se organizar para expandir? A resposta é a organização exponencial. O Salim é um dos fundadores da Singularity, que é hoje a universidade de ponta desse novo mundo dos negócios e Startups.
De Zero a Um por Peter Thiel
Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, o próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O progresso vem do monopólio, não da competição. De zero a um não apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.
O Mito do Empreendedor por Michael E. Gerber
Com mais de três milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, O Mito do Empreendedor traz métodos eficazes para que você se prepare melhor, mantenha uma atitude positiva e eleve sua produtividade. Em O Mito do Empreendedor, você vai aprender: como preparar seus funcionários para que eles sejam uma extensão sua – dê ao negócio a “sua cara”, sem precisar fazer tudo sozinho; formas de estruturar sua empresa para superar eventuais turbulências; como aliar entusiasmo com inovação, para crescer sempre; a estabelecer o programa de desenvolvimento que melhor se encaixe em seu empreendimento, visando estabilidade e solidez.
Rápido e devagar por Daniel Kahneman
Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.
Design Thinking por Tim Brown
Este livro introduz a ideia de Design Thinking e está escrito numa linguagem leve e embasada. Não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.Neste livro, Tim Brown, CEO da celebrada empresa de inovação e design IDEO, nos apresenta o design thinking. O design não se limita a criar objetos elegantes ou embelezar o mundo a nosso redor. Os melhores designers compatibilizam a exigência com a utilidade, as restrições com a possibilidade e a necessidade com a demanda.”Tim Brown escreveu o livro definitivo sobre desing thinking. A sagacidade e a experiência de Brown e as histórias que ele conta, fazem deste livro uma prazerosa jornada.
BÔNUS:
O monge e o executivo por James C. Hunter
Esse é um clássico do empreendedorismo e desenvolvimento. O livro ensina de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes, com muitos personagens, ideias e discussões. É um livro curtinho e de fácil leitura.
Gostou das dicas de livros para empreendedores? Deixe um comentário abaixo! Todos os livros indicados são facilmente encontrados nas livrarias, presenciais ou virtuais, e sebos.
Quer saber mais sobre startups, empreendedorismo e inovação? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ter acesso a conteúdos e informações relevantes!