Sabemos que como empreendedores, estratégias de marketing para startups podem fazer a diferença no crescimento e na vantagem competitiva da sua empresa. Confira hoje quais são os canais principais que você deveria testar e quais os principais KPIs.
Quando comecei a empreender sempre me questionava qual seria o melhor caminho para seguir na área de marketing que poderia gerar o melhor resultado a longo prazo.
A verdade é que muitos empreendedores, assim como eu, não são profissionais de marketing e podem ter dificuldades na hora de elaborar e executar suas tarefas no marketing.
Marketing para startups: Qual o melhor canal?
Como co-founder da Carefy, uma healtech com uma plataforma de gestão de pacientes internados para operadoras de saúde, tinha muitas dúvidas em relação a este tema.
No entanto, a pergunta mais frequente, sem dúvidas era:
Qual o melhor canal de marketing para startups?
E a resposta é muito simples: Não sabemos!
Isso porque todos os canais são muito úteis e efetivos em casos diferentes. Logo, a pergunta que deveria ser feita é:
Qual o melhor canal de marketing para minha startup?
E a resposta para esta pergunta também é: Não sabemos!
Tudo bem, agora você deve estar pensando então o motivo pelo qual estou aqui escrevendo esta matéria para você, não é mesmo?!
Eu digo isso porque você, como empreendedor, junto com a sua equipe, deve testar todos os canais e descobrir qual o canal que funciona melhor para o seu público, para seu produto e para o seu próprio negócio.
Startups são sobre inovação e transformação.
Assim, o marketing para startups também é algo novo e individualizado.
Claro que quando se trata de um negócio focado em B2B (quando uma empresa vende para outra empresa), canais que envolvem o LinkedIn, eventos e indicação podem ser mais efetivos que o Instagram, por exemplo.
Por outro lado, o Instagram pode ser um grande aliado nas vendas B2C, quando a empresa vende para o consumidor final. Mas isso não é regra!
A verdade é que o melhor canal de marketing é onde o seu cliente está! Por isso é tão importante você conhecer sua persona.
Dessa forma, hoje pensei em listar 5 principais canais de marketing para testar junto a sua equipe e descobrir qual funciona melhor para a sua startup.
5 canais de marketing para startups
1. Blog
Já pensou em ter o seu site na primeira página do Google? Pois é! O blog, uma ferramenta ainda subutilizada em muitos nichos, é capaz de te ajudar a conseguir esse feito. Trata-se do principal canal de marketing de conteúdo.
Além de conseguir o feito de criar relevância no principal canal de buscas, ele ainda garante que você gere autoridade e relevância no seu mercado.
Assim, envolva seu público com conteúdos em cada estágio do funil e o eduque para usar sua solução.
Quanto mais envolvido e educado seu cliente estiver, melhor será a adesão à sua solução.
Como começar: Trace seus objetivos, faça uma lista de palavras-chave do público, verifique o volume mensal de cada uma, faça um calendário mensal e use técnicas de SEO.
Principais métricas: Número de visitantes orgânicos no mês, número de novos contatos no mês, número de palavras-chave no top 10, top 20 e top 30.
2. Eventos
Você pode estar pensando que eventos são muito caros para uma startup em estágio inicial. No entanto, muitos eventos hoje têm cotas exclusivas para esse tipo de empresa com preços mais acessíveis.
Além disso, se os eventos estiverem fora do orçamento, uma estratégia muito útil para o marketing de startups é fazer você mesmo seu próprio evento!
Os Webinars agora na pandemia são grandes sacadas que podem aumentar seu número de novos contatos.
Essa estratégia pode aumentar em até 30 vezes seus novos contatos por mês!
Como começar: Faça uma lista de eventos do seu setor e entre em contato com todos eles, escolha os eventos onde estão seus clientes e faça alguma ativação durante o evento.
Principais métricas: Número de novos contatos, número de novos clientes, CAC.
3. E-mail marketing
Uma vez com a lista de e-mails do seu evento em mãos é hora de usá-los! Além de servir para a prospecção para o time de comercial, o canal de e-mail marketing é muito útil no marketing para startups.
Se você ainda não tem nenhuma estratégia definida, trace uma periodicidade para entrar em contato com a sua base.
Você pode disparar as principais notícias do setor, dicas de como resolver os problemas do seu público além de oferecer novos produtos ou descontos exclusivos.
Ainda, alguns negócios usam o e-mail marketing como principal canal de vendas na internet, com estratégias de lançamento e nutrição de leads no inbound marketing.
Como começar: Use uma plataforma de e-mail marketing para subir sua lista de e-mails, defina seu objetivo e uma periodicidade, ajuste seu tom de fala, agende as comunicações.
Principais métricas: Taxa de abertura, clickthrough, taxa de rejeição, número de cancelamentos de assinatura, número de novos clientes no mês.
4. Redes sociais
Existe a expressão que diz: “Quem não é visto não é lembrado”
E isso funciona também para as startups nas redes sociais. Logo, a presença digital é importante para você se posicionar no mercado, gerar relacionamento com seus potenciais clientes e fazer novas vendas.
É verdade também que gerenciar as redes sociais demanda tempo e esforço. Por isso, priorize a rede social em que é mais provável que seu cliente esteja.
Lembre-se: Curtidas não geram dinheiro na conta bancária.
Logo, evite as métricas de vaidade e foque numa estratégia em que te traga um retorno financeiro e não apenas curtidas na página. Assim como o blog, crie conteúdos para topo, meio e fundo de funil.
Como começar: Determine seu objetivo com a rede social, escolha uma rede social, defina a periodicidade de postagens, faça um calendário de conteúdo, defina estratégia de crescimento da base, ajuste seu tom de fala, agende ou faça suas comunicações.
Principais métricas: Envolvimento, alcance, número de novos seguidores da página, número de novos clientes no mês.
5. Parcerias
Aproveitando a linha de citações, vou usar o ditado: “Uma andorinha não faz verão” É isso mesmo! A união faz a força!
Pode parecer uma visão romantizada e distante mas se você der uma chance este canal pode te surpreender.
O canal de parcerias, no marketing para startups, tem que ter como premissa a parceria de verdade, o ganha a ganha para os dois lados.
Lembre-se que assim como você, outros empreendedores podem estar começando agora e juntos vocês podem alcançar voos mais longos.
Por isso, identifique quem são seus potenciais parceiros no ecossistema empreendedor. Uma startup que tem o mesmo cliente que você, mas vende uma solução diferente pode ser uma grande aliada na jornada.
Ainda, ela já está acostumada com seu público e o alinhamento tende a ser mais rápido.
Você pode oferecer um espaço no blog, fazer um evento em conjunto, uma parceria de indicação ou algo que seja atrativo para ambas as partes.
Como começar: Determine seu objetivo com as parcerias, identifique e entre em contato com seus potenciais parceiros e defina uma estratégia de ativação em conjunto.
Principais métricas: As métricas vão depender do objetivo e do tipo de ativação feita em parceria. No entanto, podemos observar o número de novos contatos, número de indicações, número de novos clientes no mês.
Como crescer os canais de marketing para startups
Além desses, ainda temos outros canais para explorar como o tráfego pago, o marketing de afiliados, marketing de influenciadores digitais, vídeos, mídia física, entre outros.
No entanto, testando esses canais você terá uma ideia do que deu certo e o que não deu certo para o seu negócio.
Assim, uma vez que você identificou os canais que mais geraram resultados, a dica é crescer estes canais. Ou seja, investir mais em cada um deles para aumentar o retorno.
O investimento não necessariamente precisa ser em dinheiro, podendo ser em tempo, esforço ou aumentar a abrangência.
Dessa forma, você poderá investir mais em canais que geram resultados e testar novos canais no futuro. Boa sorte!
Artigo escrito por Erika Monteiro, COO e cofundadora da Carefy, startup de saúde e tecnologia premiada no HIS 2017, 100 open startups e Inovativa Brasil. Nutricionista pela Universidade de São Paulo com ênfase hospitalar, é uma das young founders do programa da Westerwelle Foundation, atuando principalmente na área de marketing e produto da startup.
- A Carefy é uma empresa que faz parte dos assistidos do Supera Parque.
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