Como se integrar em um ecossistema empreendedor?

Quem pretende ser empreendedor ou já é empreendedor precisa, também, inserir-se no contexto e ter relacionamento com outras instituições e empresas do ramo. Daí a importância do ecossistema empreendedor, também chamado Ambiente de Inovação. Ambientes colaborativos estimulam melhores resultados, já que todos são instigados a melhorarem.

Na biologia, a palavra ecossistema significa um conjunto de comunidades que, aliadas a fatores externos, colaboram entre si para a sobrevivência de todas. Com o ecossistema empreendedor não é muito diferente.

A mais conhecida é o Vale do Silício, na Califórnia, que fundou essa ideia de ecossistemas. A cidade de Ribeirão Preto, por exemplo, se destaca como promissora no desenvolvimento de um ecossistema de inovação sólido. A cidade vive um boom do setor de tecnologia e tem um dos principais parques tecnológicos do país, o Supera Parque que é um grande fortalecedor e cooperador do ecossistema inovador da região.

E o que é esse ecossistema? É o ambiente onde há interconexão, com extinção de hierarquia, dos diversos grupos e redes do empreendedorismo. Nela, iniciativas de apoio ao empreendedorismo são tomadas, necessariamente, em rede seja por meio da promoção de eventos e colaboração em geral em prol da região.

Você ainda deve estar se perguntando. Beleza, já entendi o que é, mas quem faz parte dela?

O ecossistema empreendedor é composto por inúmeras empresas e instituições, sejam elas do setor privado, do setor público ou até do terceiro setor. Dentre elas, estão empresas, veículos de comunicação, governo, instituições de pesquisa e ensino, incubadoras, aceleradoras, associações de classe e prestadores de serviço e, claro, empreendedores.

 

Porque fazer parte de um?
São muitas vantagens, não só para o seu negócio mas para que todos tenham a possibilidade de crescimento. Fazer parte ajuda no relacionamento entre diferentes empresas de tecnologia, trocas de experiências, redes de indicação e reconhecimento da comunidade. Ou seja, há um estímulo constante para o desenvolvimento empresarial e a inovação.

 

Como fazer parte de um?
Agora que você já sabe o que é, a importância de fazer parte e quem pode participar, é preciso saber como ingressar em um. Então, participe de eventos e meetups para conhecer outras pessoas. Aceleradoras e incubadoras também são locais que há bastante trocas e networking,

Desenvolver uma comunidade é um trabalho em equipe, realizado por empreendedores, incubadoras, órgãos de fomento, poder público, investidores e instituições de ensino. E juntar tudo isso não é fácil. No Brasil, como um todo, a cidade de São Paulo é destaque na formação de ecossistemas empreendedores.

No interior paulista, Ribeirão Preto e região são conhecidos pela forte cultura de inovação e empreendedorismo. Uma das principais é o Supera Parque, que conta com a Supera Incubadora e o Supera Membership.

Finalmente, é fundamental estar em um ambiente que promova negócios e inovação para incentivar a melhoria do seu produto ou serviço.

Então, espero que esse conteúdo ajude você a ter mais conhecimentos sobre o tema. Aproveite também para acompanhar as nossas redes sociais e receber novos conteúdos e informações relevantes!