Inova Day transforma o centro de Ribeirão Preto em vitrine de ideias e tecnologia

Evento reuniu startups, investidores e empreendedores em um dia dedicado à inovação, ao networking e à geração de negócios no Quarteirão Paulista e outros pontos históricos da cidade 

O centro histórico de Ribeirão Preto foi tomado na quinta-feira, 9 de outubro, por um movimento que une anos de criatividade, tecnologia e empreendedorismo. O Inova Day 2025 ocupou três espaços emblemáticos da cidade, o Centro Cultural Palace, a Biblioteca Sinhá Junqueira e a Esplanada do Theatro Pedro II com uma programação que buscou conectar startups, investidores e o público interessado em inovação.

A abertura do evento foi realizada no Centro Cultural Palace e, durante a cerimônia, organizadores e apoiadores do Inova Day 2025 destacaram a importância do evento acontecer em uma das regiões mais tradicionais da cidade, como comentou o representante do executivo ribeirãopretano, o vice-prefeito Alessandro Maraca: 

“O Quarteirão Paulista é um dos espaços mais importantes para Ribeirão Preto. Outros exemplos aqui do lado como a Biblioteca Sinhá Junqueira, um complexo que une o histórico, o contemporâneo e o moderno, que permite que várias coisas aconteçam ao mesmo tempo, de forma dinâmica e agradável. Então, o lugar escolhido não poderia ter sido melhor, é a gente respeitar o passado, reverenciar os espaços históricos, arquitetônicos na cidade junto à tecnologia, inovação e oportunidades que a cidade precisa buscar”.

Edwin Tamashiro, presidente da Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde, FIPASE, destacou que o Inova Day 2025 teve como objetivo trazer um pouco daquilo que é feito no SUPERA Parque, em Ribeirão Preto: 

“Somente no ano passado, nossas empresas instaladas no SUPERA Parque faturaram mais de R$60 milhões, gerando atualmente mais de 500 empregos diretos e indiretos em nossa sociedade. Empregos altamente qualificados, de pessoas que certamente estariam alocadas nos Estados Unidos e em outros países, mas elas estão em Ribeirão Preto para gerar desenvolvimento e contribuir com nossa cidade.”

Para a secretária municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Professora Suely Vilela,  o evento é uma oportunidade de todos os participantes conhecerem o que existe de mais  moderno em termos de tecnologia e transformação digital: 

“A região metropolitana de Ribeirão Preto tem 348 Startups, sendo que 340 estão nesta cidade. Então nós temos conhecimento, tecnologia e inovação; esse é o momento de refletir sobre o presente, de pensar sobre o futuro e de como podemos expandir ainda mais trazendo parceiros.”

Uma dessas parcerias que o município conquistou foi na área da educação, com a vinda de uma unidade do Instituto Federal para Ribeirão Preto, que está em construção. O diretor do Campus Sertãozinho do Instituto Federal, Plínio Alexandre dos Santos, destacou a importância do Inova Day 2025 neste processo: 

“Que a gente aproveite esse dia como uma oportunidade de repensar o nosso estado na sociedade e a nossa contribuição com a inovação para essa sociedade. Gostaria também de elogiar a escolha do local para o evento, é uma forma da gente olhar para uma demanda social e pensar na inovação, não só como algo que traz o novo, mas uma inovação que dialoga com o que a gente tem de cultura, história e tradição em uma sociedade.”

A gerente da Agência USP de Inovação, AUSPIN, Flávia Prado, também destacou a importância da cidade no cenário tecnológico:

“O Inova Day veio para fortalecer o nosso ecossistema de inovação. Ribeirão Preto está se fortalecendo como hub de inovação em empresas e bases tecnológicas. A realização aqui no centro é uma maneira de fazer esse diálogo com a sociedade em geral. A inovação acontece através dessa conexão com as pessoas, e nosso papel é justamente promover essa conexão com as empresas, verificar quais são essas demandas, fazer essa prospecção dentro da universidade e levar a ciência para negócios de oportunidades. A gente tem o SUPERA Parque de Inovação de Ribeirão Preto  que a USP é partícipe deste convênio que tem um papel preponderante. Então, a gente mantém essa parceria buscando promover cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico do município e consequentemente do estado e do país. 

O evento foi uma realização conjunta do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), da Agência USP de Inovação (AUSPIN), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOVARP), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – campus Sertãozinho, do Senac, do UPLab SENAI, do Sebrae e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio das secretarias de Inovação e Desenvolvimento e de Cultura e Turismo.

SUPERA Day conecta startups e investidores

Um dos destaques da programação foi o SUPERA Day, organizado pelo SUPERA Parque e desenvolvido na Biblioteca Sinhá Junqueira. A iniciativa promoveu uma rodada de negócios que aproximou startups inovadoras de investidores e parceiros estratégicos. Durante a atividade, empreendedores apresentam seus projetos em pitches — apresentações curtas e objetivas — com o objetivo de atrair investimentos e firmar novas parcerias. 

De acordo com Milton Barros, consultor de negócios do SUPERA Parque, o objetivo da dinâmica é ser o elo entre desenvolvedores e investidores:

“Este evento tem como proposta conectar a comunidade e o ecossistema empreendedor com as nossas empresas incubadas e as inovações que elas estão desenvolvendo e aproximá-las do mercado. Normalmente, as ideias e os projetos ficam afastados da sociedade, então, essas iniciativas de fazer apresentações de pitches, participar de eventos de empreendedorismo e de inovação é justamente para aproximá-los e fazer com que a sociedade possa não só saber que esses projetos existem, mas se beneficiar com eles também”. 

Atualmente, o SUPERA Parque abriga 90 empresas, sendo 55 na incubadora de base tecnológica e 35 no Condomínio da Inovação. O complexo está em expansão, com novos lotes sendo urbanizados e a recente inauguração do Container Park, espaço que abriga módulos empresariais, uma cafeteria e uma unidade do UP Lab SENAI.

Painéis e experiências tecnológicas

A programação do Inova Day trouxe também painéis temáticos distribuídos entre o Centro Cultural Palace e a Biblioteca Sinhá Junqueira, abordando temas como soft skills na era da inovação, o uso da inteligência artificial generativa nos negócios, marketing digital, tendências de consumo e o papel das comunidades de startups na transformação das cidades.

Na Esplanada do Theatro Pedro II, o público pôde participar de experiências práticas na Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI, com demonstrações de realidade virtual, internet das coisas (IoT), robótica avançada e big data. Os visitantes puderam conferir de perto um pouco do que é operacionalizado dentro de uma indústria, como explica Gustavo André Moreira de OLiveira, professor do SENAI: 

“A ideia do ambiente da Escola Móvel é demonstrar a conectividade industrial. Aqui a gente tem ferramentas de Inteligência Artificial, ferramentas de Internet Tátil, entre outras. Esse conceito todo mostra como a gente consegue operacionalizar uma fábrica com as máquinas se comunicando e, a partir disso, trabalhando com efetividade e uma trabalhando para melhorar a função da outra.”

Outra atração foi o Sebrae Móvel, que também esteve presente, oferecendo atendimento gratuito a empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. O veículo com 9,5 metros de comprimento e cerca de 6 metros de altura, é dedicado a negócios digitais e traz uma estrutura moderna e interativa. O espaço contou com seis estações de experiências digitais, incluindo quatro telas touchscreen, um tablet de realidade aumentada, óculos de realidade virtual e uma mesa para atendimento personalizado.

O consultor do SEBRAE, João Batista Pereira da Costa, explica que a proposta do Sebrae Móvel é dar consultoria aos empresários de forma interativa: 

“O Sebrae Móvel, nome que é chamado, iniciou com um trailer, depois passou para uma van e hoje é um caminhão, que a gente chama também de Transformer, pois ele tem dispositivos que levantam, uma tela enorme, jogos que os empreendedores podem fazer e, de forma interativa, você pode buscar capacitação para o seu negócio.

Sobre o SUPERA Parque

O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.

AIS Comunicação – assessoria de imprensa SUPERA Parque

Ligia Gabrielli (41) 98700-2363