SUPERA amplifica visibilidade de startups na Agrishow 2025

A exposição das empresas do SUPERA na maior feira de tecnologia da América Latina resulta em negócios estratégicos

A 3ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), consolidou-se como a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, com a expectativa de atingir mais de R$ 15 bilhões em intenções de negócios, superando os R$ 13,6 bilhões registrados em 2024. O evento contou com a participação de mais de 800 expositores nacionais e internacionais, apresentando inovações em máquinas agrícolas, insumos e soluções sustentáveis para o campo.

Entre os destaques da feira, o SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia marcou presença com estande próprio, reforçando sua missão de consolidar Ribeirão Preto como um dos principais pólos de inovação do Brasil. O Parque promoveu a aproximação entre produtores rurais e as soluções tecnológicas desenvolvidas por suas startups, fomentando o ecossistema local de inovação.

O Parque apresentou onze empresas do seu ecossistema: Biosab, ByMyCell, Hope Kphé, IA Sense, IDGeo, Kimera, Labmaq, Mondi Energy, Nexuav, Nock e Yacon-BR. Todas as participantes apresentaram soluções avançadas para o campo, com exemplos que vão desde o diagnóstico molecular para a saúde animal, softwares de mapeamento agrícola, análise do solo com tecnologias avançadas e uso de inteligência artificial, até biotecnologia para o controle de pragas e eficiência energética.

Camila Abrahão Dell’Agostinho, pesquisadora estratégica de Agronegócio do SUPERA Parque ressalta que: “a presença do SUPERA na Agrishow representa mais do que exposição — é uma ponte direta entre ciência aplicada, inovação tecnológica e as demandas reais do agronegócio. Ver nossas startups discutindo temas centrais como qualidade do solo e sustentabilidade é a prova de que estamos no caminho certo ao investir em soluções com alto impacto no campo.”

Agrishow Labs

Entre as representantes do ecossistema, sete startups fizeram apresentações temáticas no palco do Agrishow Labs, um espaço de conexão no qual as empresas puderam mostrar suas soluções ao público visitante da feira.

A ByMyCell participou do painel que debateu “Saúde, regeneração e aptidão de solo”. A especialista em biotecnologia, uma das fundadoras da startup, Stela Virgílio, participou ao lado do professor sênior da Unesp (Universidade Estadual Paulista), José Marques Júnior, e do doutor Luís Reynaldo Alleoni, docente da USP/Esalq, discutindo o tema proposto.

“Nós precisamos entender o que é qualidade do solo, com análise físico-química e microbiológica, que muitos produtores e consultores não fazem. Apresentamos uma solução, que é a plataforma ByMySoil, destinada à identificação mais assertiva de microrganismos do solo. Apresentar nosso trabalho na Agrishow é muito importante. Muitos participantes se interessaram em fazer parcerias”, comentou Stela Virgílio, representando um dos projetos do SUPERA na feira.

A ByMyCell, originada nos laboratórios do SUPERA, é responsável pela entrega de resultados de análise genômica de alta qualidade, com rapidez e precisão, e já soma mais de 450 projetos bem-sucedidos. Esta é a segunda vez que o SUPERA participa da Agrishow com a ByMyCell. Há quatro anos, a startup iniciou a incubação e os trabalhos laboratoriais e de análise no Parque de Inovação e Tecnologia. Segundo a especialista, essa parceria foi essencial para o sucesso da empresa.

Outra participante foi a IA Sense. Diego Moraes, CEO da empresa, também enfatizou a importância de apresentar as soluções da empresa no palco do Agrishow Labs e ressaltou a eficiência do SUPERA Parque no incentivo à elaboração de novas tecnologias.

“Muitas empresas pagam caríssimo para estar aqui. Instituições como o SUPERA nos ajudam a promover nosso produto. É uma visibilidade incrível, porque os resultados chegam. Para ter ideia, estamos colhendo frutos da Agrishow do ano passado. Então, é muito bom o impacto que tem nos negócios das startups”, explica o fundador da IA Sense, Diego Moraes.

“A participação do SUPERA na Agrishow fortalece nosso papel como catalisador de inovação no agronegócio. É gratificante ver startups do nosso ecossistema ganharem visibilidade, firmarem parcerias e contribuírem ativamente para o avanço de tecnologias que transformam a produtividade e a sustentabilidade no setor” comenta Eduardo Cicconi, Gerente do SUPERA Parque.

Sobre o SUPERA Parque

O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 79 empresas instaladas, sendo 44 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.

Assessoria de imprensa SUPERA Parque | AIS COMUNICAÇÃO
Ligia Gabrielli – (41) 98700-2363