Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte visitou o SUPERA Parque para conhecer o núcleo do PEIEX
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) está completando 20 anos e o núcleo de Ribeirão Preto foi escolhido para receber a visita do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Com 50 núcleos no Brasil, o PEIEX é um programa gratuito de capacitação para a exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil).
O núcleo do PEIEX de Ribeirão Preto tem convênio com o SUPERA Parque há um ano e meio, atendendo 88 municípios da região. O coordenador geral do PEIEX de Ribeirão Preto, Guilherme Ubiali, destaca a importância dessa parceria. “Até esse momento, o convênio especificamente com o SUPERA já gerou mais de 13 milhões de dólares em exportação dessas empresas. Obviamente nós não fazemos a exportação, nós facilitamos para que elas ocorram, nós treinamos e capacitamos as empresas”, explica Ubiali.
O ministro Márcio França destacou a necessidade de capacitação das pequenas empresas para que elas possam também exportar seus produtos. “Aqui no Brasil, embora sejam 99% pequenas empresas, só 1% exportam. Na China, são 68% pequenos e 68% exportam. A gente fica muito limitado a essas grandes commodities e precisamos exportar também roupa, moda, produtos químicos, produtos científicos, médicos e essa região [de Ribeirão Preto] em especial tem muita vocação para isso, é uma região que tem muito potencial”, afirma o ministro.
Um dos gerentes do SUPERA Parque, Eduardo Ciconni, falou sobre como foi feita a parceria do programa com o parque tecnológico, um dos principais hubs de inovação do país. “Foi a primeira vez que abriu essa possibilidade para que parques pudessem se candidatar na região Sudeste. Nós trouxemos para o SUPERA Parque e faz muito sentido ter essa parceria aqui dentro”, diz Ciconni. A parceria do PEIEX com as empresas é firmada por meio de um edital e tem a duração de dois anos, com a possibilidade de extensão por mais um ano. A APEX Brasil é a financiadora do processo e o SUPERA faz a parte operacional.
O núcleo de Ribeirão Preto do PEIEX já atendeu 174 empresas, das quais 29% são de máquinas e equipamentos, 25% do setor de alimentos e agronegócio e 22% da área da saúde. Em menos de dois anos de parceria com o SUPERA, já foram elaborados 90 estudos para essas empresas, com 18 delas já realizando o trabalho de exportação – 20% do total.
Sobre o PEIEX
O PEIEX é um programa gratuito de capacitação de empresas que desejam exportar seus produtos. A metodologia do processo é imposta pela APEX e são feitos encontros virtuais e presenciais com os representantes das empresas, onde são apresentados todos os passos necessários para a exportação, desde a identificação de quais são os produtos corretos, quais os mercados e também a parte burocrática.
“São, ao todo, quase 30 encontros, onde a gente faz toda a metodologia e a parte prática também, com o contato com as embaixadas internacionais. A ideia do projeto é dar todas as ferramentas, todo o conhecimento para as empresas iniciarem, ou até mesmo auxiliar algumas que têm já todo o processo de exportação, mas querem expandir cada vez mais”, explica Henrique Reis, técnico extensionista do PEIEX de Ribeirão Preto.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque é gerido pela FIPASE. Possui ao todo 78 empresas instaladas, sendo: 49 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais 7 já estão em processo de ocupação, e o recém inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br/.