Inovação e Sucesso: conheça as novas empresas que entram no Programa de Incubação
Abril, 2024 – A SUPERA Incubadora anuncia a aprovação de três startups inovadoras para seu reconhecido programa de incubação. São elas: Biosanitech, Future Cow e Insight Público. Essas startups iniciarão sua jornada em maio de 2024, contando com um extenso apoio para o desenvolvimento e a comercialização de suas soluções tecnológicas.
As empresas incubadas desfrutam de uma série de benefícios, a fim de impulsionarem seu crescimento e obterem maiores chances de sucesso. Isso inclui acesso à infraestrutura do SUPERA Parque, mentorias, assessorias, capacitações e conexões.
“Receber Biosanitech, Future Cow e Insight Público em nossa incubadora é uma grande satisfação. Cada uma traz consigo um potencial transformador imenso para seus setores. Estamos prontos para ajudá-las a explorar completamente esse potencial e inseri-las com sucesso no mercado”, comenta Saulo Rodrigues, gerente da SUPERA Incubadora.
Critérios de Seleção e Benefícios do Programa de Incubação
Sobre o processo de seleção das novas empresas, Saulo Rodrigues detalha que este iniciou-se em janeiro e envolveu diversas etapas eliminatórias rigorosas, incluindo inscrição, entrevistas e análise curricular, proposta de incubação, além de uma banca e avaliação final. “Para participar desse processo seletivo, era essencial cumprir dois requisitos fundamentais: possuir um projeto inovador e de base tecnológica, e ter participado do curso Empreende na SUPERA, um curso de empreendedorismo que oferecemos”, explicou o executivo.
Os empreendedores se beneficiarão de uma série de recursos oferecidos pela incubadora, tais como: espaços de trabalho e salas de reuniões, orientação em gestão empresarial e registros de propriedade intelectual, além de suporte para captação de recursos financeiros, tanto fomento público como investimentos privados. Outros benefícios incluem a conexão com uma vasta rede de parceiros, pesquisadores e grandes empresas, além de investimentos via Lei de Informática e o prestigioso Selo DNA USP, que endossa a inovação e qualidade dos empreendimentos incubados.
“As startups aprovadas apresentaram propostas de soluções que podem trazer impactos bastante positivos nos segmentos de Saúde, Alimentos e Governo, atendendo a demandas cada vez maiores por alternativas sustentáveis dos pontos de vista econômico, social e ambiental. A SUPERA Incubadora oferecerá todo o suporte de capacitação a estes empreendedores, a fim de que estes projetos possam chegar o quanto antes ao mercado, e levar à sociedade os benefícios esperados” avalia Rodrigues.
Elas também participarão do programa de desenvolvimento de negócios chamado Jornada SUPERA, cuidadosamente dividido em três módulos: Projeto, Startup e Empresa. Este programa visa a evolução contínua das empresas desde a concepção do projeto até a maturação no mercado.
Além disso, os empreendedores receberão formação específica para liderança e serão treinados em técnicas de Pitch, que é essencial para a apresentação eficaz de produtos ou serviços. O período de incubação pode variar de dois a até seis anos, dependendo do desenvolvimento e das necessidades específicas de cada startup.
Conheça as startups aprovadas
Biosanitech: sanitizante sólido que será dissolvido em água para aplicação direta durante a higienização de canais dentários, substituindo o hipoclorito de sódio. A solução mostra-se mais eficaz e segura para o manuseio, além de ser menos agressiva à polpa dentária, e com maior estabilidade de prateleira.
Future Cow: Produção de proteínas por meio de fermentação de precisão, oferecendo uma alternativa molecularmente idêntica aos ingredientes lácteos para a indústria. Com tecnologia inovadora e parcerias estratégicas, a empresa visa fornecer soluções para a indústria alimentícia e promover a sustentabilidade no setor.
Insight Público: Plataforma digital de apoio à gestão municipal, com o objetivo de oferecer uma solução integrada para a análise, monitoramento e melhoria da eficácia da gestão municipal, alinhada aos critérios do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), implantado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 48 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.