Empresa de Ribeirão Preto também é referência em documentário sobre inovação agrícola da Prosa Press
Março, 2024 – A Quanticum está participando do programa de aceleração da Shell, o Shell StartUp Engine. Este programa visa impulsionar startups em estágio inicial a médio de maturidade, fornecendo suporte, networking e recursos para o crescimento dos negócios. A Quanticum é uma das 12 startups selecionadas para esta edição, que tem como foco temas como soluções baseadas na natureza, agricultura sustentável e tecnologia social.
Com foco no diagnóstico do potencial dos solos, a Quanticum é uma startup híbrida AgriFoodTech originada de um dos principais grupos de pesquisa da América Latina e destaca-se como uma das poucas DeepTechs, ou seja, empresas baseadas em investigação científica que atuam com inovação complexa, do agronegócio brasileiro, adotando uma abordagem baseada em ciência e tecnologia para melhorar a eficiência e sustentabilidade no campo.
O CEO da Quanticum, Diego Siqueira, enfatizou a importância da participação da empresa no programa da Shell, afirmando que a experiência tem sido fundamental para o desenvolvimento e reconhecimento da startup. Ele destaca o orgulho em fazer parte de uma elite de empresas DeepTechs com base científica no Brasil, e ressalta a oportunidade de apresentar os resultados da Quanticum para importantes lideranças do setor agrícola e financeiro.
“Para nós da Quanticum, foi motivo de muito orgulho sermos uma dessas jovens startups (preferimos DeepTechs). Não é fácil ser uma DeepTech, mas estamos felizes com nossa jornada. Estima-se que, das quase 2000 startups do agronegócio brasileiro, apenas 10 são DeepTechs com base científica para atuar na área de solos, o maior ativo da agricultura”, relatou Diego.
“No Shell Startups apresentamos para as lideranças da Shell e executivos convidados de novos negócios da São Martinho, Pedra Agroindustrial S/A, Rural Ventures, Raízen, dentre outras referências do agronegócio e do mercado financeiro, alguns resultados dessas verticais e spin-offs da Quanticum”, completou o CEO.
Dentro do programa, essas empresas terão acesso às redes de negócios da Shell e poderão participar de encontros com líderes do setor. Além disso, juntam-se a uma rede global de mentores e ex-mentorados de startups especializadas, ganhando suporte para entrar em novos mercados e podem conhecer potenciais investidores para seus negócios.
A Quanticum já integrou o programa de Membership do SUPERA Parque, uma associação que oferece ferramentas e benefícios para fortalecer e impulsionar projetos empreendedores. Por meio deste programa, a empresa recebeu orientações e suporte para consolidar sua atuação no mercado, fortalecendo sua presença na região de Ribeirão Preto.
Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro
Além da participação no programa de aceleração, a Quanticum, juntamente com a StarDrones, ambas sediadas em Ribeirão Preto, alcançaram o reconhecimento nacional como protagonistas do documentário “Ecossistemas de Inovação: a Revolução Agro”, produzido pela Prosa Press. O filme ressalta a importância da tecnologia no agronegócio brasileiro, destacando soluções como drones, inteligência artificial e outras ferramentas digitais estão transformando o setor, aumentando a produtividade e promovendo práticas sustentáveis.
Sob a direção de Beto Leme, o documentário selecionou destaques na economia brasileira e percorreu diversas regiões do Brasil, incluindo Ribeirão Preto, para evidenciar a atuação de empresas como a Quanticum que estão inovando no setor agrícola. Além disso, a obra enfatiza a importância da preservação ambiental e da biodiversidade para um desenvolvimento agrícola sustentável. Para assistir o documentário completo clique aqui.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 48 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.
AIs. Comunicação e Estratégia
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363
Dimas Rodrigues (41) 99159-4452