A startup fechou acordo com a Agrivalle para ampliar infraestrutura e desenvolver novas soluções para agricultura
Março, 2024 – Residente na SUPERA Incubadora, a startup ByMyCell, que recentemente foi premiada na Competição Internacional de Inovação e Empreendedorismo em Ciência e Tecnologia, em Henquin, na China, tem mais um motivo para comemorar. A agritech especializada em big data genômico, com foco no desenvolvimento de soluções para a agricultura de precisão, fechou uma parceria estratégica e comercial com a Agrivalle, líder nacional na fabricação de produtos biológicos agrícolas.
O acordo para investimento na startup foi selado após captação equivalente a uma rodada seed (investimento semente) com a empresa e deve impulsionar o crescimento da ByMyCell, gerando novas parcerias e contratações, expansão de infraestrutura e melhorias nos serviços. O valor do investimento não foi divulgado.
A parceria entre a ByMyCell e a Agrivalle, segundo Stela Virgilio, CEO da ByMyCell, tem por objetivo o foco na análise de microbiota de solo, mas também a aceleração do estudo genômico de cepas de linhagens para lançar produtos biológicos de forma mais rápida.
“No acordo de investimento, além do dinheiro aportado, temos um acordo de parceria para serviços, como a análise de microbiota de solo na plataforma ByMySoil e sequenciamento completo de microrganismos, uma vez que a Agrivalle possui uma coleção de microrganismos com potencial agronômico”, afirmou Stela Virgilio que enumera os benefícios dessa parceria.
“Entre os benefícios da entrada da Agrivalle como investidor estratégico, está a expansão da ByMyCell em termos de contratações e infraestrutura, além de gerar muitas oportunidades de crescimento, principalmente em levar nossa solução para aqueles que ainda desconhecem as vantagens da tecnologia”, emendou a CEO.
Para Saulo Rodrigues, gerente da SUPERA Incubadora, a evolução e o reconhecimento do mercado ao trabalho desenvolvido pelas startups demonstram o compromisso do complexo tecnológico. “Essas parcerias estratégicas do mercado com as startups associadas demonstram a qualidade e os processos inovadores que evoluem com o suporte oferecido pelo Parque”, afirmou Saulo.
ByMyCell
A ByMyCell começou sua jornada em 2021, com sua incubação e instalação laboratorial e computacional na SUPERA Incubadora, um dos pilares do Parque Tecnológico. A startup é uma biotech-agritech dedicada a análise de BigData genômico que oferece serviços completos de sequenciamento e bioinformática de alto nível. Inicialmente pensada em atender pesquisadores de diversas áreas, encontrou no agronegócio um mercado aquecido e carente de soluções confiáveis que relacionassem microbiota do solo/planta com produtividade e análises físico-químicas. Desta forma, focou em serviços que atendessem com qualidade e simplicidade empresas de biológicos, usinas, consultores e produtores rurais. Hoje, seu carro chefe é a plataforma ByMySoil, específica para a identificação de microrganismos benéficos e patogênicos do solo, visando uma tomada de decisão assertiva no campo.
Foto: Plataforma ByMySoil Web, aplicativo que disponibiliza
os dados microbiológicos obtidos das amostras de solo de forma interativa
Em 2022, a ByMyCell recebeu investimento anjo por parte da Inside Health Group e em 2023 aprovou um projeto PIPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa no estado de São Paulo, recebendo 1,1 milhão para o desenvolvimento da tecnologia de sequenciamento de DNA para identificação dos microrganismos do solo visando a agricultura de precisão.
O ano de 2024 tem sido extremamente promissor para a startup. A empresa teve seu projeto “ByMySoil: Genômica para agricultura de precisão” selecionado entre quase mil propostas recebidas no Catalisa ICT – Projetos de Inovação, com o objetivo de escalar iniciativas inovadoras.
Além disso, a solução ByMySoil conquistou um prêmio na Competição Internacional de Inovação e Empreendedorismo em Ciência e Tecnologia, em cerimônia que ocorreu dia 25 de janeiro, na cidade de Hengqin, na China. Apoiados pelo International Office do SUPERA Parque, como prêmio a ByMyCell tem direito a receber mais de meio milhão de reais (800.000 RMB – moeda local), se destacando entre os 1.359 projetos inovadores de Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.
Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 48 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.