SUPERA Parque formaliza parceria com a aceleradora colombiana BICTIA

Objetivo é beneficiar o intercâmbio de startups e empreendedores entre Brasil e Colômbia, por meio de projetos e programas colaborativos

 

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e a aceleradora de negócios colombiana BICTIA formalizaram uma parceria e estudam projetos colaborativos, com objetivo de beneficiar startups e empreendedores dos dois países. A BICTIA, que também é uma investidora-anjo, foi fundada em 2018, em Bogotá e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

 

As duas instituições iniciaram a aproximação em 2022, quando criaram uma aliança para participarem juntas no ALDEA Global da iNNpulsa Colômbia – programa de aceleração cruzada entre Brasil e Colômbia. Durante 2023, o programa foi implementado apoiando seis aceleradoras colombianas e cinco empresas colombianas num processo de mentoria em internacionalização. O encerramento ocorreu com uma viagem empresarial das cinco empresas participantes e de uma das seis aceleradoras ao Brasil, com o objetivo de se reunir com atores do ecossistema brasileiro e criar conexões valiosas que possam apoiá-los posteriormente.

 

“Atualmente, a BICTIA está em processo de se tornar um fundo de investimento de impacto, focado em cidades inteligentes, e espera continuar gerando um impacto positivo na economia local. Durante 2024 e 2025, o novo programa ALDEA funcionará em consórcio com três entidades colombianas e contará com o apoio do SUPERA Parque para fornecer mentoria em questões de softlanding”, explica Henrique Reis, coordenador do escritório Internacional do complexo tecnológico.

 

Sobre a BICTIA

BICTIA é uma investidora-anjo e aceleradora de negócios fundada em 2018, em Bogotá, Colômbia, financiada pelo Governo da Noruega por meio de sua Agência de Cooperação NORAD. Seus sócios-fundadores são a Região ProBogotá, Oslo International Hub, International Development Norway.

 

O objetivo da BICTIA é contribuir para o desenvolvimento econômico do país, promovendo empreendimentos de base tecnológica, e adicionalmente, proporcionando formação em linguagens de programação, considerando que esta é uma competência central para o desenvolvimento pessoal e profissional no futuro.

 

Desde a sua criação, a aceleradora implementou quatro programas de apoio a empresas colombianas em aliança com entidades governamentais, e investiu mais de 290 mil dólares em oito empresas que participaram de seus programas.

 

Sobre o International Office

Vinculado ao SUPERA Parque, o Escritório Internacional (International Office) é o departamento responsável pelas atividades que envolvem o cenário internacional, seja para empresas associadas ao Parque Tecnológico que desejam expandir suas atividades para o exterior quanto para empresas estrangeiras que querem expandir sua atuação para o Brasil.

O Programa de Softlanding do International Office auxilia as empresas no processo de internacionalização com orientação, estratégia de negócios, networking (conectando com outras instituições ou com contatos estratégicos para o desenvolvimento da empresa no mercado brasileiro), e adaptação a diferenças culturais. Atualmente, o Programa conta com cinco empresas, sendo dois representantes da Rússia, dois da Colômbia e um da Hungria.

 

SOBRE O SUPERA PARQUE

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.

Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 26 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.