SUPERA Parque anuncia seis novas startups em programa de incubação

Empresas receberão capacitação e apoio para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores durante um período de dois a seis anos; objetivo é facilitar o acesso delas ao mercado

 

Seis novas startups passam a integrar o programa de incubação do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto.  A SUPERA Incubadora, que foi considerada pelo ranking UBI Global, em 2022, uma das principais incubadoras universitárias da América Latina, ajuda empreendedores e pesquisadores a desenvolverem seus projetos e a chegarem ao mercado com produtos e serviços inovadores, capazes de solucionar os desafios de diversos segmentos.

As novas empresas incubadas são: Giu Lab, Tea Mind, Highlab, Kiskadee Analítica, Femtech Menopausa e Produção de muda de açafrão verdadeiro por cultura de células e tecidos. Ao todo, o complexo tecnológico passa a contar com 77 empresas, sendo 51 na Incubadora – a maior parte delas ligadas às áreas da Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Agronegócio.

Saulo Rodrigues, gerente da SUPERA Incubadora, explica que já são 20 anos de assistência às startups e que durante esse período cerca de 400 projetos foram apoiados. “São mais de 40 empresas graduadas, o que traduz a importância da incubadora para fomentar o empreendedorismo e a inovação em Ribeirão Preto e região”.

Sobre o processo de seleção das novas empresas, o executivo esclarece que elas passaram por um processo iniciado em julho e que contou com diversas etapas eliminatórias, como Inscrição; Entrevistas e Análise Curricular; Proposta de Incubação, Banca e Avaliação Final. “Para participar desse processo seletivo, era necessário cumprir apenas dois requisitos: possuir um projeto inovador e de base tecnológica, e ter participado do curso Empreende na SUPERA, curso de empreendedorismo oferecido pelo Parque”, explicou.

Os projetos selecionados receberão assessorias, capacitações, espaço físico, suporte para captação de investimento e conexões com uma rede de investidores, pesquisadores e grandes empresas. Também passarão por um programa de desenvolvimento de negócios chamado Jornada SUPERA, que é dividido em três módulos: Projeto, Startup e Empresa.

Os empreendedores ainda terão um programa de formação de líderes e treinamento de Pitch, que é a apresentação do produto ou serviço. A incubação tem duração de dois a até seis anos.

 

CONHEÇA AS STARTUPS SELECIONADAS

Giu Lab – pretende trabalhar com diagnóstico laboratorial de doenças raras e potencialmente graves, a partir de processos validados e insumos padrão-ouro autorizados pela ANVISA para uso in vitro diagnóstico.

TEA Mind – plataforma de desenvolvimento pessoal e interpessoal para crianças com autismo. Essa plataforma visa fornecer uma abordagem holística e centrada na criança para o tratamento do autismo, facilitando a comunicação e o entendimento entre pais, cuidadores e profissionais de saúde.

Highlab – projeto de laboratório voltado para a Manipulação Farmacêutica. A proposta é que toda fórmula seja desenvolvida com padrões industriais e testes relacionados a interações medicamentosas e estabilidade das formulações.

Kiskadee Analítica – plataforma digital que permite a fiscalização do poder público e a conscientização da população no combate às endemias. Isso acontece através do registro digital das vistorias de agentes epidemiológicos; alertas de risco de endemias e recomendações para redução do risco de contágio; mapeamento via satélite de áreas de risco.

Femtech Menopausa – uma empresa de saúde da mulher focada na menopausa, oferece um espaço online para conteúdo; formação de uma comunidade para compartilhamento de experiências; linhas de suplementos alimentícios e fitoterápicos para tratamento dos sintomas; serviços de crioterapia, sauna, massagem e fisioterapia.

Produção de muda de açafrão verdadeiro por cultura de células e tecidos – trabalhará no desenvolvimento de processos para produção do açafrão verdadeiro, por meio de cultura de tecidos, o que gera ganho de tempo e menor custo financeiro que a importação e adaptação destas plantas.

 

SOBRE O SUPERA PARQUE

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a SUPERA Incubadora de Empresas, o SUPERA Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do SUPERA Centro de Negócios.

Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 51 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 26 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br.