Parceria inovadora entre Ecobiotech e Oxyon promove soluções sustentáveis para o agronegócio

Novembro, 2024 – Startup de biotecnologia e empresa especialista em pirólise unem forças para transformar resíduos orgânicos em biocarvão enriquecido, impulsionando a produtividade agrícola e reduzindo impactos ambientais

O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto, celebra mais um marco de inovação sustentável com a parceria entre a Ecobiotech, startup incubada no parque, e a Oxyon Soluções em Pirólise. A colaboração alia expertise em biotecnologia e processos termoquímicos para oferecer ao mercado uma solução que atende às necessidades do agronegócio, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e economicamente vantajosas.

A Ecobiotech tem como foco o desenvolvimento de soluções biotecnológicas que causem baixo impacto ambiental e otimizem o uso de recursos naturais. Seu mais recente projeto busca selecionar microrganismos com potencial para promover o crescimento de plantas, combater patógenos e melhorar a assimilação de nutrientes no solo.

A Oxyon, por sua vez, é reconhecida por sua atuação em tecnologias de pirólise, transformando resíduos em energia e produtos de alto valor agregado, como o biocarvão (biochar). Com essa parceria, as empresas criaram uma solução que imobiliza microrganismos no biochar, resultando em um produto voltado para a biorremediação e a melhoria dos solos agrícolas.

Segundo o Sócio Fundador da Ecobiotech Rodrigo Nery e a Sócia Diretora de P&D Thaís Maester, a bioinformática, a microbiologia e os processos de transformação de resíduos em adubos transportadores de biológicos, mudarão a forma de equilibrar os solos na agricultura e na biorremediação.

 

Impactos econômicos, ambientais e sociais

A inovação proposta pelas empresas gera benefícios em três pilares:

  • Econômicos

Redução de custos com insumos: A solução diminui a dependência de fertilizantes químicos, uma das maiores despesas no agronegócio.

Aumento da produtividade: Estudos indicam que o uso do biocarvão enriquecido pode aumentar a produtividade agrícola em até 14%.

Créditos de carbono: A técnica oferece a possibilidade de geração de renda extra com a comercialização de créditos de carbono, reforçando a viabilidade financeira.

  • Ambientais

Redução de emissões de gases de efeito estufa: O processo de pirólise captura carbono, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Melhoria da saúde do solo: A solução impacta positivamente atributos físicos, químicos e biológicos do solo, aumentando sua fertilidade e resiliência a longo prazo.

Reaproveitamento de resíduos agropecuários: Os resíduos gerados nas propriedades podem ser transformados em biocarvão, reduzindo o volume de descartes.

  • Sociais

Autonomia dos agricultores: A redução da dependência do mercado de fertilizantes aumenta a autonomia dos produtores.

Incentivo a práticas sustentáveis: A parceria promove a adoção de tecnologias mais limpas e eficientes.

Desenvolvimento de novas cadeias produtivas locais: A produção e uso de microrganismos imobilizados no biochar abrem possibilidades para novos negócios.

 

Transformação para o futuro do agronegócio

A parceria também se destaca pelo potencial de capacitação técnica oferecida aos agricultores, promovendo um entendimento mais profundo do solo e incentivando práticas de reaproveitamento de resíduos orgânicos gerados nas propriedades. Essa abordagem integrada contribui para um agronegócio mais eficiente, resiliente e alinhado às demandas globais por sustentabilidade.

Além disso, a inovação se apresenta como uma alternativa viável para o atual cenário de dependência dos fertilizantes químicos, cujos preços têm flutuado drasticamente devido a fatores geopolíticos e econômicos. A solução desenvolvida pela Ecobiotech e Oxyon oferece uma resposta estratégica, reduzindo custos e mitigando riscos para os produtores.

Com a parceria consolidada, as empresas planejam expandir o alcance da solução para mercados nacionais e internacionais. A Ecobiotech e a Oxyon vislumbram atender demandas específicas do setor agrícola, especialmente em países que enfrentam desafios de sustentabilidade e segurança alimentar. Combinando, respectivamente, experiência em microbiologia e domínio em processos de pirólise, estão sendo desenvolvidos produtos que potencializam a eficiência agrícola e fortalecem o compromisso com a sustentabilidade, a partir do processamento de biomassas residuais.

“Nosso objetivo vai além de transformar a forma como os resíduos orgânicos são gerenciados. A ideia é agregar valor ao solo e à produção agrícola. Estamos investindo em uma solução que é benéfica para o meio ambiente, para o produtor e para toda a cadeia produtiva”, afirma Thaís Maester.

“Nossa meta é até 2027, oferecer ao mercado agro produtos de alta qualidade, com preço competitivo, que agreguem valor com atributos ambientais, aumentando a produtividade e gerando impacto positivo do campo ao consumidor final” complementa Roberval Battaglini, sócio da Oxyon.

SUPERA Parque como catalisador de inovação

A colaboração entre a Ecobiotech e a Oxyon é mais um exemplo do papel do SUPERA Parque como polo de inovação e tecnologia. A incubadora oferece suporte estratégico para startups desenvolverem soluções de alto impacto, conectando-as a empresas e parceiros que potencializam suas ideias.

Com projetos como este, o SUPERA Parque reforça sua missão de transformar Ribeirão Preto em um centro de excelência em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, com impacto positivo no Brasil e no mundo.

A parceria entre Ecobiotech e Oxyon xemplifica o poder da inovação colaborativa, além de apontar para um futuro em que o agronegócio pode crescer de forma sustentável, integrando tecnologia, ciência e responsabilidade ambiental.

 

Sobre o SUPERA Parque

O SUPERA Parque é gerido pela FIPASE. Possui ao todo 78 empresas instaladas, sendo: 49 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais 7 já estão em processo de ocupação, e o recém inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br/.

Assessoria de imprensa

AIs. Comunicação e Estratégia

Ligia Gabrielli 

(41) 98700-2363

Dimas Rodrigues

(41) 99159-4452