Iniciativa é do Sebrae for Startups e vale para o estado de SP; cidade ocupa o quarto lugar no ranking geral
12 empresas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, estão entre as 103 startups científicas mais promissoras para 2023, segundo o Prêmio Startups do Futuro 2022, promovido pelo Sebrae for Startups e Wylinka. O reconhecimento é destinado às empresas inovadoras de base tecnológica do Estado de São Paulo, com alto potencial de crescimento e impacto no ecossistema global de inovação.
O objetivo do prêmio do Sebrae-SP é mostrar a força do setor de inovação científica e tecnológica. Para isso, as startups foram agrupadas em três grandes categorias: Bioeconomia; Saúde e Desenvolvimento Social; e Indústria e Inteligência Artificial.
Ribeirão Preto, considerada um dos polos do estado com startups científicas, ocupa o quarto lugar no ranking geral. “Essa grande presença de startups de Ribeirão e Região no ranking mostra como nosso ecossistema está bem desenvolvido, sendo fruto da vocação científica e tecnológica do município”, destaca Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque.
As startups contempladas foram: Eleve Science, Kimera Biotecnologia, Biopolix, GlucoGear, InSitu, Onkos, PBF Nutrientes, Yosen Nanotechlogy, Neogenys e a Quanticum, todas assistidas de alguma forma pelo SUPERA Parque, e a Sardrones e Gedanken.
Metodologia
As startups científicas são empresas baseadas em conhecimento científico mais avançado e complexo. Assim, elas se diferenciam das demais por desenvolverem tecnologias próprias, por meio de ciências e pesquisa em áreas como medicina, engenharia, química, biologia, física e matemática.
A seleção inicial para o prêmio contou com a participação de 531 startups. Elas foram selecionadas por meio de uma chamada pública, indicação via escritórios regionais do Sebrae-SP, do ecossistema de inovação e pelo mapeamento ativo realizado pela Wylinka e pelo Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT).
Elas passaram por uma seleção que determinou as que se enquadraram no perfil, sendo eliminadas as empresas sem base científica e tecnológica e as de fora do Estado, chegando a 388 nomes. Na segunda fase, 277 passaram por uma avaliação mais aprofundada.
As que obtiveram as maiores médias das notas dos avaliadores foram contempladas com o Prêmio. A lista completa com as startups e o mapeamento podem ser acessadas em Link.
Relação de startups do SUPERA Parque que foram premiadas:
Agronegócio: Quanticum
Biotecnologia: Eleve Science e Kimera Biotecnologia
Economia Circular, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Biopolix
Saúde: GlucoGear, In Situ, Neogenys, Onkos e Yosen
SUPERA Parque
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela FIPASE, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 80 empresas instaladas no Parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]