Com ações que integram sustentabilidade, gestão e qualidade de vida, o SUPERA Parque reforça sua cultura organizacional.
No SUPERA Parque, sustentabilidade e bem-estar se tornaram parte das práticas diárias. A gestão tem colocado em movimento uma série de melhorias que transformam o ambiente de trabalho e fortalecem o compromisso do Parque com os princípios do ESG.
A criação do Lounge Barão, espaço de descompressão e convivência; a oferta de aulas semanais de Yoga Laboral; e o programa Sustentabilidade em Ação, que mobiliza equipe, empresas e startups em torno de práticas sustentáveis, são algumas das ações implementadas pelo Parque Tecnológico. Essas iniciativas se conectam pela mesma proposta de proporcionar o convívio diário dentro de um ambiente de bem-estar.
O Lounge Barão, em fase final de implantação no Container Park, foi idealizado como um ambiente de descompressão e diversão que inclui jogos de lazer, pensado para estimular o networking e o convívio entre empreendedores e colaboradores. Os investimentos foram realizados pelo Centro Universitário Barão de Mauá, como contrapartida a ações que o SUPERA Parque conduzirá para integrar a instituição de ensino com o habitat de inovação. Já o Yoga laboral, realizado semanalmente, tem contribuído para reduzir o estresse, melhorar posturas laborais e fortalecer a cultura de equilíbrio no trabalho. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade do SUPERA Parque, incluindo colaboradores das empresas residentes.
Ao lado dessas ações, o Sustentabilidade em Ação amplia o alcance da agenda ambiental e mobiliza toda a comunidade do Parque. Ação que acontecerá no SUPERA Lab, dia 11 de novembro, promoverá um encontro totalmente voltado à sustentabilidade. A programação do Sustentabilidade em Ação contará, na abertura, com o plantio de mudas, em parceria com o Arborecer e o Global Shapers, seguida por apresentações e debates sobre o assunto.
A iniciativa conecta startups e instituições em torno de soluções locais, dando visibilidade a projetos voltados à redução de resíduos e à inovação verde.
“As pessoas, especialmente as novas gerações, buscam uma vida com propósito, e isso passa também pela atuação profissional. Ao criar um ambiente de trabalho mais sustentável, com oportunidades de qualificação, encontros e momentos de descontração, o SUPERA Parque se torna um espaço mais atrativo para talentos e empresas que compartilham dessa visão”, destaca Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do Parque.
Os resultados dessas ações já demonstram impacto no SUPERA Parque. Levantamentos internos, como a pesquisa de clima organizacional aplicada entre os colaboradores da entidade gestora, apontam uma percepção positiva em relação ao ambiente de trabalho e às oportunidades de desenvolvimento.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas são utilizados como referência no processo de incubação e acompanhamento das startups, estimulando que cada negócio cresça de forma inovadora, mas também social e ambientalmente responsável.
“No SUPERA Parque, o ESG não é um conceito distante — ele se manifesta nas decisões, nos projetos e nas relações que constroem o nosso ecossistema. É essa vivência diária que transforma propósito em resultado”, complementa Dalton Marques.
O movimento fortalece relações, repensa processos e integra diferentes áreas do ecossistema reforçando uma mentalidade colaborativa que mantém o Parque em crescimento constante.
“Seguimos evoluindo, aprimorando práticas e envolvendo mais pessoas a cada etapa. A construção de um ambiente mais consciente e participativo é um processo em permanente movimento”, afirma Fernando Saito, assessor jurídico do Parque, que lidera o Sustentabilidade em Ação.
Para reforçar o compromisso de construir um ambiente sustentável, haverá um evento de conscientização no dia 11 de novembro. A programação começa com o plantio de mudas, em parceria com os grupos Arborecer e Global Shapers, seguido por uma manhã de debates sobre reciclagem, redução de carbono e inovação verde. Mais informações: https://superaparque.com.br/evento/sustentabilidade-em-acao-no-supera-parque/
Cada ação implementada demonstra o propósito de construir um ambiente que inspira mudanças reais dentro e fora do ecossistema. Mais do que um espaço de inovação, o Parque Tecnológico é um organismo vivo, onde conhecimento, responsabilidade e colaboração se encontram para gerar impacto duradouro na sociedade.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.
AIS Comunicação – assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363
