Exxomed busca certificação para comercialização internacional

Qua, 01 de novembro de 2017 04:04

Empresa ligada ao APL da Saúde cresce 30% ao ano e quer expandir seus negócios


A Exxomed, empresa ligada ao Arranjo Produtivo (APL) Local da Saúde de Ribeirão Preto e Região, está investindo em certificações que permitirão expandir seus negócios para o mercado exterior. A empresa, com sede em São Carlos, desenvolve, fabrica e distribui equipamentos e materiais para o mercado ortopédico, além de ser especializada em artroscopia.

Com 15 anos de história, a empresa cresce, anualmente, cerca de 30% desde 2011. “Somos uma das três maiores empresas de artroscopia do Brasil e comercializamos para todo o país. Além disso, estamos crescendo em vendas internacionais, com foco nos mercados americano, europeu, asiático e da América do Sul”, diz Rubens Camargo, gerente de  Qualidade da Exxomed.

De acordo com Camargo, o consumo de produtos ortopédicos tem crescido nos últimos anos. “Isso porque a expectativa de vida vem aumentando e, com isso, mais pessoas apresentam problemas nas articulações, por exemplo, relacionados à idade”, diz

Com mais de 40 colaboradores diretos e indiretos, a empresa conquistou, em 2010, a certificação da Anvisa de Boas Práticas de Fabricação Classe III. “No momento, passamos pelo processo de conquista das certificações ISO 9001 e ISO 13.485. Além disso, contamos com produtos em fase de registro para comercialização no exterior”, explica.

Para isso, a empresa conta com uma equipe altamente qualificada, com experiência em desenvolvimento e registro de produtos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e uma linha com 30 produtos, como equipamentos eletromédicos e materiais cirúrgicos, focados na técnica de cirurgias minimamente invasivas. “Esse tipo de cirurgia utiliza equipamentos que permitem visualizar o interior do corpo durante os procedimentos e é uma tendência mundial”, enfatiza o gerente.

Os produtos da empresa são desenvolvidos internamente ou por meio de parcerias e passam por processos de fabricação como a usinagem de precisão. “Antes, alguns processos como o isolamento elétrico, a pintura e coating, eram realizados no exterior. Agora, todos esses procedimentos foram nacionalizados”, ressalta.

Outro importante fator que garante à empresa o desenvolvimento de produtos líderes de mercado é a participação nas maiores feiras do setor de saúde, como a Hospitalar (Brasil), FIME (Estados Unidos) e Medica (Alemanha). “Com as participações, ampliamos o networking, buscamos possíveis parceiros e ainda conseguimos analisar o que há de inovação do setor de produtos médicos -hospitalares”, finaliza.

APL da Saúde

O APL da Indústria da Saúde é uma associação empresarial que tem como objetivo aumentar a competitividade de seus associados. Com aproximadamente 30 empresas associadas de Ribeirão Preto e região, o APL tem o apoio da Fipase, de órgãos do governo de São Paulo, da ABDI, SEBRAE e CIESP.

O APL está organizado em grupos setoriais e desenvolve atividades em áreas como: assuntos regulatórios; compras conjuntas e logística; gestão e qualificação de pessoas; e promoção comercial e eventos.

Supera Parque

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 63 empresas instaladas no Parque, sendo: 43 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 15 empreendimentos no Centro de Negócios e 5 na aceleradora SEVNA Seed.

Informações para a Imprensa

Medialink Comunicação – (11) 3817-2131

Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br

Ana Cunha – ana.cunha@medialink.com.br | (16) 98152-0398




Voltar para notícias