Listado como melhor Parque Tecnológico do Brasil (SCIBIZ | 2020) e com sua incubadora entre as 20 melhores do mundo, complexo prevê expansão da infraestrutura e atração de grandes empresas para Ribeirão Preto
A inauguração do Supera Parque de Inovação e Tecnologia há oito anos foi um marco para Ribeirão Preto no que diz respeito ao empreendedorismo, a inovação e desenvolvimento de negócios de base tecnológica. O Complexo, inaugurado no dia 26 de março de 2014, conquistou o título de melhor Parque Tecnológico do Brasil (SCIBIZ 2020) e abriga uma das 20 melhores incubadoras de empresas do mundo.
Desde que foi inaugurado, o habitat vem crescendo de forma sustentável: em 2021, o faturamento das empresas do Parque cresceu 23% em relação a 2020, atingindo R$ 46,7 milhões. O Parque Tecnológico, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Entre os anos de 2020 e 2021, se colocou na vanguarda no que diz respeito ao combate da Covid-19 em Ribeirão Preto. Com o projeto SuperaAção, o Supera Parque, em parceria com as startups do parque, disponibilizou infraestrutura e equipe técnica para acelerar a testagem da doença.
“Ao longo dos anos, o Supera tem mostrado sua relevância para a nossa região e para o país. Várias startups que estiveram conosco viraram referência em suas áreas de atuação, como é o caso de Carefy e Decoy. Isso mostra o quanto temos crescido de forma sustentável e como estamos entregando para a sociedade uma resposta efetiva para problemas reais”, destaca Sandro Scarpelini, presidente do Supera Parque.
É o caso, por exemplo da solução desenvolvida pela Phelcom Technologies, empresa incubada desde 2016. A startup criou um retinógrafo portátil, acoplado a um smartphone, para auxiliar no diagnóstico de doenças oculares à distância, com possibilidade de alcançar comunidades que possuem acesso restrito aos serviços de saúde.
O equipamento foi lançado em 2019 e já atendeu mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil, Estados Unidos, Chile e Japão.
Empreendedoras contam suas histórias com o Parque
Mais de 200 empresas já fizeram parte do SUPERA Parque, nas diversas modalidades de relacionamento (pré-residência, residência, associação, incubação virtual, centro de negócios e parceiros instalados) desde sua criação.
A empreendedora Thais Guaratini, CEO da LychnoFlora (empresa de P&D em química analítica e orgânica), tem uma longa trajetória com o Supera Parque. “Nós chegamos aqui em 2008 e foi importante, pois o nascimento da nossa empresa foi facilitado pelo fato de o Supera Parque estar dentro da USP. É um ambiente de ideias novas e incentivando empresas de base tecnológica”, diz.
Thais considera o ambiente saudável e afirma que nunca pensou em mudar para outro habitat de inovação. “Agora estamos numa nova fase junto com o Supera, com uma empresa mais consolidada indo para uma nova estrutura aqui. Somos muito gratos ao Supera por vivenciar muitos etapas e desafios que nos ajudaram. É um orgulho fazer parte desta história”, conta.
A visão é compartilhada por Sandra Faça, sócia da Veritas Life Sciences, instalada desde 2008 no Supera – depois de terminar um pós-doutorado nos Estados Unidos. “Eu e meu sócio estávamos certos de abrir uma das primeiras empresas inovadoras em biotecnologia. Encontramos no Supera a viabilização, para iniciarmos nosso negócio e, a partir disso, incubamos nossa empresa”, conta.
Ela destaca que Ribeirão Preto é um polo muito forte no âmbito da saúde e que o apoio do parque tecnológico foi essencial para o desenvolvimento do seu negócio. “O Supera ajudou muito na nossa fase inicial com cursos, encontros, reuniões, entre outros, já que o nosso projeto era bem ambicioso: uma nova molécula para tratamento do câncer. Com persistência e apoio, 10 anos depois conseguimos a patente da molécula nos Estados Unidos e este ano a patente foi concedida no Brasil, apesar de todos os desafios”, detalhou.
Futuro
Para os próximos anos, o parque tecnológico em expansão visa a atração de grandes empresas. Instalado no Campus da USP local e gerido por fundação ligada à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Em 2022, o orçamento de R$ 17,44 milhões é destinado à promoção de diversas iniciativas e expansão da infraestrutura. Dentre algumas ações previstas, destacam-se: expansão da infraestrutura urbana do Parque Tecnológico; início da operação do laboratório de genômica, que contribuirá para o desenvolvimento de inovações em estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras e células-tronco, dentre outros. Além disso, está prevista a implantação de novo complexo empresarial e ampliação dos serviços do Centro de Tecnologia.
“Estamos com diversas ações para o nosso crescimento, seja de infraestrutura de atração de novos parceiros. Tudo isso para melhorar o nosso habitat a fim de continuar na vanguarda no desenvolvimento eda inovação na nossa região, impactando positivamente com mais tecnologia e empregos qualificados”, destaca Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
SUPERA PARQUE
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 88 empresas instaladas no Parque, sendo: 65 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; e 23 empreendimentos no Centro de Negócios. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br
Informações à Imprensa | Sky Comunicação e Eventos
Ana Cunha | (16) 99322.8972 | [email protected]
Caio Olliveira | (84) 99406-3376 | [email protected]