Setembro 2025 – Evento, em parceria com o SUPERA Parque, reuniu pesquisadores, empreendedores e gestores em debates sobre ciência, saúde, agronegócio, tecnologia e desenvolvimento regional
O Congresso Biotech Agro-Health aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro de 2025, em Ribeirão Preto (SP). Multidisciplinar, o evento teve como pilares a Inovação, a Ciência, o Agronegócio, a Saúde e a Tecnologia. Esta foi a 2ª edição do congresso, realizada em conjunto com a 8ª edição do Seminário de Rotas da Biotecnologia, tradicionalmente promovido pelo SUPERA Parque.
Para Alexandre Bonilha, idealizador do Congresso e presidente da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB, o principal objetivo é a integração entre os participantes. “Colocar as pessoas para se conhecer. Não existe inovação sozinho. Cada um tem uma pequena parte de um todo muito maior. Quanto mais a ciência evolui, mais o agro está na saúde, e mais a saúde está no agronegócio.” Ele destacou ainda que a macrorregião de Ribeirão Preto possui mais de 320 iniciativas nos setores de Saúde e Agronegócio, segundo mapeamento do SUPERA Parque.
“É um grande presente para a nossa região. É o terceiro maior parque tecnológico do Brasil, um orgulho e um privilégio estar aqui ao nosso lado. Muitas vezes as pessoas buscam grandes eventos e conexões em São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro e esquecem que, no nordeste paulista, temos grandes exemplos, como a única biofábrica aprovada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e um projeto de terapia celular Car T. Inclusive, está sendo elaborada uma carta de Ribeirão Preto para o Brasil, chamando a atenção do cenário nacional de fomento para a nossa região”, reforçou o organizador.
O diretor técnico do SUPERA Parque e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Lauro Wichert Ana, ressaltou a missão do Parque Tecnológico e as alternativas para enfrentar os desafios de empreender. “No Brasil, uma maneira de empreender com menor sofrimento é identificar Parques Tecnológicos. Temos o privilégio de contar com um grande potencial na nossa região. O SUPERA Parque é o ouvido da sociedade no apoio aos sonhos de empreendedorismo”, afirmou.
Outro ponto relevante foi a possibilidade de aproximar desafios reais do desenvolvimento de novas tecnologias. O Prof. Dr. Jorge Elias Júnior, diretor da FMRP-USP, destacou que essa vivência é fundamental para a formação de profissionais. “Estar em um evento como este e ouvir as discussões sobre as ferramentas atuais de pesquisa é extremamente importante. Muitas situações que enfrentamos vieram diretamente de necessidades reais, problemas concretos para os quais buscamos soluções diretas para a população.”
Inteligência Artificial: aliada ou ameaça?
A Inteligência Artificial foi tema recorrente nos debates, assim como em diferentes espaços acadêmicos e empresariais. Nesta edição do congresso, o assunto ganhou destaque na sala do UpLab SENAI, ecossistema voltado ao empreendedorismo, através de painéis, rodadas de negócios e no espaço de pitch reverso, abordando tendências como automação, IA na medicina e alimentos do futuro.
Segundo Patrícia Pretel, consultora em inovação do projeto UpLab SENAI-SP, a tecnologia deve ser vista como apoio. “Nós fizemos um painel sobre robotização e automação na indústria do agro e da saúde e mostramos casos de sucesso de como a inteligência artificial auxilia, por exemplo, em processos de produção que vão desde a construção de equipamentos até a entrega do produto, passando pelo controle de qualidade e logística. Tudo aquilo que é repetitivo passa a ser feito pela máquina. A Inteligência Artificial faz a conferência, e o olhar do profissional avalia a qualidade final do trabalho”, explicou.
Todas as pontas em um único ambiente
“Cientistas, professores, investidores e empreendedores.” Foi assim que Edwin Tamashiro, diretor-presidente da Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde (FIPASE), definiu o sucesso da parceria entre os dois eventos. Para ele, todas as esferas foram contempladas, tornando o encontro integrador entre os diversos atores envolvidos.
A secretária de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, Suely Vilela, reforçou o impacto do congresso para o desenvolvimento econômico e social da região. “Essa programação vai marcar a história do evento, associando Agricultura, Saúde e Tecnologia.”
Ex-reitora da USP, Suely destacou também a importância do SUPERA Parque para a cidade. “Ribeirão Preto saiu na frente criando o SUPERA Parque, que é uma potência e um orgulho para nós, ribeirão-pretanos, e para o Brasil, porque estamos entre os melhores rankings. Isso faz toda a diferença. A nova expansão, com novos investimentos, permitirá trazer muito mais projetos”, concluiu.
Sobre o SUPERA Parque
O SUPERA Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 90 empresas instaladas, sendo 55 delas na SUPERA Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 35 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais sete já estão em processo de ocupação, além do recém-inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab SENAI. Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site: http://superaparque.com.br/.
AIS Comunicação – assessoria de imprensa SUPERA Parque
Ligia Gabrielli (41) 98700-2363